Assédio Moral no Trabalho

Páginas: 21 (5210 palavras) Publicado: 10 de fevereiro de 2014









ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO













.











Índice



Introdução......................................................................4

O Que É AssédioMoral?..................................................5
Visão Conceitual Sobre O Assedio Moral No Trabalho.......6
Classificação do Assedio Moral......................................7
Assédio Moral No Trabalho...........................................8/9

Relação Entre Agressor e Agredido.........................9/10/11
Caso de AssédioMoral..............................................12/13
Conseqüências.........................................................14/15
Ordem Jurídica Vigente.............................................16/17

Prevenção e Combate do Assédio Moral.........................18























INTRODUÇÃO

Na vida do homem, a preocupação com as relações sociais e a sua função na sociedade, como seu trabalho, se fazpresente em todo o tempo. O convívio com as pessoas nos possibilita vivenciar situações que nos faz sentir útil, eficiente, habilidoso, que nos leva ao extremo de nossa capacidade e isso nos faz sentir bem. Existem as que nos fazem sentir desânimo, derrota, incapacidade, falta de habilidade, de conhecimento. Sensações que não são agradáveis, mas que estão presentes e nos moldam para que possamosevoluir e aprender. Mas há situações que nos sentimos humilhados, coagidos, com medo de se expor.
Estas situações não nos levam a evoluir ou aprender, e quando ocorrem de maneira repetitiva acabam por afetar nosso psicológico de tal maneira que pode acarretar em um verdadeiro assassinato psíquico. Nas relações de trabalho, este ataque prejudica de tal maneira o indivíduo chega a comprometer suaeficiência e capacidade de produção no ambiente de trabalho.
Este é um fenômeno conhecido como assédio moral, também denominado psicoterror ou coação moral e é tão antigo quanto o trabalho. Desde que o ser humano sentiu necessidade de vender sua mão-de-obra, passou a conviver com ironias, ofensas, mau humor dos chefes e até mesmo de colegas de trabalho, afetando todo seu psicológico e transpassando asconseqüências deste fato para o seu dia-a-dia.
Mesmo sendo um problema tão antigo, a sua identificação e combate ainda são recentes e encontram muitas dificuldades.








O QUE É ASSÉDIO MORAL

Assédio moral ou Violência moral no trabalho não é um fenômeno novo. Pode-se dizer que ele é tão antigo quanto o trabalho.
A novidade reside na intensificação, gravidade, amplitude ebanalização do fenômeno e na abordagem que tenta estabelecer o nexo-causal com a organização do trabalho e tratá-lo como não inerente ao trabalho. A reflexão e o debate sobre o tema são recentes no Brasil, tendo ganhado força após a divulgação da pesquisa brasileira realizada por Dra. Margarida Barreto. Tema da sua dissertação de Mestrado em Psicologia Social foi defendida em 22 de maio de 2000 na PUC/SP, sob o título "Uma jornada de humilhações".
A primeira matéria sobre a pesquisa brasileira saiu na Folha de São Paulo, no dia 25 de novembro de 2000, na coluna de Mônica Bérgamo. Desde então o tema tem tido presença constante nos jornais, revistas, rádio e televisão, em todo país. O assunto vem sendo discutido amplamente pela sociedade, em particular no movimento sindical e no âmbito dolegislativo.
Em agosto do mesmo ano, foi publicado no Brasil o livro de Marie France Hirigoyen "Harcèlement Moral: la violence perverse au quotidien". O livro foi traduzido pela Editora Bertrand Brasil, com o título Assédio moral: a violência perversa no cotidiano.
Atualmente existem mais de 80 projetos de lei em diferentes municípios do país. Vários projetos já foram aprovados e, entre eles,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • assedio moral do trabalho
  • Assédio moral no ambiente de trabalho
  • Assédio Moral no Trabalho
  • Assédio Moral no trabalho
  • Assedio moral no trabalho
  • Assédio moral no ambiente de trabalho
  • TRABALHO SOBRE ASSÉDIO MORAL
  • Assedio moral no ambiente do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!