Aspirina

Páginas: 3 (501 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2014
INTRODUÇÃO!
A aspirina é uma substância sólida conhecida há mais de 100 anos. Provavelmente, é o medicamento mais conhecido e mais vendido no mundo. Milhões de pessoas já se utilizaram daaspirina para diminuir dores e baixar a febre. Nos últimos trinta anos, muitas pesquisas foram realizadas com a aspirina, tendo sido encontrados novos usos para esta droga centenária.
HISTÓRIA!
A históriadeste ácido, muito bem documentada, teve início no século V a.C. com Hipocrates, filósofo e médico grego, considerado o pai da medicina moderna. Hipócrates prescrevia preparações que incluíam cascase folhas do salgueiro para o tratamento de febres e para aliviar as dores do parto. Assim como Hipocrates, Dioscórides, um dos mais notáveis médicos da Antiguidade, receitava emplastros feitos comcascas e folhas do salgueiro para o tratamento de dores reumáticas.
O princípio ativo da casca, a salicina ou ácido salicílico (do nome latino do salgueiro Salix alba) foi isolado na sua formacristalina em 1828 pelo farmacêutico francês Henri Leroux, e Raffaele Piria, químico italiano.
Em 1897, o laboratório farmacêutico alemão Bayer  conjugou quimicamente o ácido salicílico com acetato, criandoo ácido acetilsalicílico (Aspirina), que descobriram ser menos tóxico. O ácido acetilsalicílico foi o primeiro fármaco a ser sintetizado na história da farmácia e não recolhido na sua forma final danatureza. Foi a primeira criação da indústria farmacêutica. Foi também o primeiro fármaco vendido em tabletes.
Mas foi só em 1899 que o químico alemão Felix Hoffmann conseguiu uma fórmula estável doácido.
FUNÇÃO E PRINCÍPIO ATIIVO!
A aspirina contém como substância ativa o ácido acetilsalicílico, que pertence ao grupo dos antiinflamatórios não esteróides (AINE). É um composto que possuiatividade antiinflamatória, antipirética, analgésica e antiagregante plaquetária e carateriza-se por ser um pó cristalino branco solúvel em água.
O ácido acetilsalicílico foi o primeiro fármaco a ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Aspirina
  • Aspirina
  • Aspirina
  • aspirina
  • aspirina
  • aspirina
  • Aspirina
  • Aspirina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!