Aspirina

Páginas: 3 (551 palavras) Publicado: 9 de junho de 2014

Questionário:

1.Escrever a equação da reação de obtenção da aspirina.
C7H603 + C4H6O3 ----------- C9H804 + C2H402
2. Que tipo de reação se verifica na obtenção da aspirina?
Reação deacetilação de fenóis ou reação de substituição cíclica.
A síntese da aspirina é possível através de uma reação de acetilação do ácido salicílico, um composto aromático bifuncional. A reação de acetilaçãodo ácido salicílico, ocorre através do ataque nucleofílico do grupo OHfenólico sobre o carbono carbonílico do anidrido acético, seguido de eliminação de ácido acético, formado como um sub-produto dareação.
É importante notar a utilização de ácido sulfúrico como um catalisador desta reação de esterificação, tornando-a mais rápida e prática do ponto de vista comercial.
3. Qual a finalidade daadição de ácido sulfúrico concentrado?
O ácido sulfúrico atua como catalisador de superfície. O catalisador tem a função de baixar a energia de ativação, fazendo com que a velocidade da reação seprocesse mais rapidamente. Assim o ácido Sulfúrico é utilizado para retirar um hidrogênio do intermediário químico formado.
4. Qual o ponto de fusão encontrado na amostra ? Qual era o valor esperado?Explique por que ocorreu a diferença.
O ponto de fusão encontrado na amostra foi de 129 °C. Já o valor esperado era de 136 °C.
Ocorreu a diferença, pois nos reagentes utilizados podem conter impurezas,que aumentam ou diminuem o ponto de fusão, mas sempre ficando próximo do real. E também as técnicas que foram utilizadas para determinar o ponto de fusão na amostra, não são muito exatas.
5.Explique a técnica de recristalização.
A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido emum solvente quente e logo esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. Se o processo for lento ocorre a formação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Aspirina
  • Aspirina
  • Aspirina
  • Aspirina
  • aspirina
  • aspirina
  • aspirina
  • Aspirina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!