Aspetos históricos da saúde e segurança do trabalhaddor

Páginas: 9 (2192 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Aspectos Históricos da Saúde e Segurança do Trabalhador
Manoel Gomes de Sousa[1]

A existência do homem no planeta é uma resultante do uso de sua capacidade criativa para o desenvolvimento de tecnologias garantidoras de sua sobrevivência ao longo da história, dessa forma as atividades laborais nasceram com o homem, bem como as necessidades de se manter saudável para o seu exercício.Assim sendo, os riscos profissionais compuseram os propósitos do homem ao lograr sua subsistência.
As descrições sobre agravos a saúde dos trabalhadores remontam de longa existência. Hipócrates (460 a.c. - 377 a.c.), ou seja, quatro séculos antes de Cristo, refere moléstias entre mineiros e metalúrgicos - cólica provocada pelo chumbo no trabalho de extração de metais. Também Plínio, o Velho(79 a.c. - 23 a.c.), enciclopedista médico romano, que viveu antes da era cristã, descreveu acometimento do pulmão de mineiros e o envenenamento consequente do manuseio de compostos de enxofre e zinco, uma típica doença dos escravos que trabalhavam nas minas e pedreiras do Império. No século II da era cristã, Galeno, refere adoecimento profissional em trabalhadores das ilhas do mediterrâneo.A investigação de doenças ocupacionais, ganha uma publicação no Século XVI, sob a responsabilidade de Georgius Agrícola, médico e naturalista alemão, cujo título foi “De Re Metallica”. Este livro descreve métodos de ventilação e de proteção individual usados nas minas, bem como os acidentes de trabalho e as doenças dos mineiros, como a dificuldade em respirar e a destruição dos pulmões,causadas pela inalação de poeiras pelo envolvimento com a extração e fundição de ouro e prata, destacando-se a chamada “asma dos mineiros”, cuja descrição dos achados, envolvendo sintomas e evoluções da doença, indicam que se tratava de silicose.
Já no século XVII as relações entre trabalho e doença são objeto do estudo acadêmico de outro alemão, Paracelso (1493-1541), que também foi médico demineiros. Este pesquisador escreveu uma monografia sobre as doenças que acometiam esses trabalhadores, publicada em 1567, que faz referências aos métodos de trabalho e manuseio de substâncias com doenças, sendo assinalados os principais sintomas apresentados pelos trabalhadores quando da intoxicação pelo mercúrio, substância utilizada na lavra do ouro.
O início do século XVIII, mas precisamente o anode 1700, é brindado com a publicação do Livro “De Morbis Artificum Diatriba” de autoria do médico italiano Bernardino Ramazzini. Nesta obra são descritas cerca de 100 profissões e os riscos inerentes a cada uma delas. Fato importante a ser destacado diz respeito a preocupação que o autor teve ao fazer suas observações, o cuidado de indagar o trabalhador sobre a ocupação que ele desenvolvia.Ramazzini é considerado o “Pai da Medicina do Trabalho”.
O surgimento da primeira máquina de fiar na Inglaterra marca o início da moderna industrialização na Europa, a chamada Revolução Industrial, que ocorreu naquele país entre os anos de 1760 e 1830. Destaca-se que até o aparecimento das primeiras máquinas de fiação e tecelagem o artesão foi o dono dos seus próprios meios de produção. Noentanto, o elevado custo do maquinário impossibilitou que este o adquirisse. Esta situação contribuiu para que os capitalistas, a partir das reais possibilidades econômicas com a elevação dos níveis de produção, adquirissem o maquinário, empregando os então artesões para fazê-las funcionar. Surgem as primeiras fábricas de tecidos, o Capital e o Trabalho.
As “modernas fábricas”, na verdade nãopassavam de galpões improvisados, onde as condições de calor, ventilação e umidade eram inóspitas; o maquinário apresentava todo tipo de risco e a inexistência de limites de horas de trabalho, trouxeram como consequências, elevados índices de acidentes e de moléstias profissionais. Essas condições de trabalho provocaram queixas de todo lado por condições humanas de trabalho, inclusive de órgão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Histórico da Saúde e Segurança do Trabalhador
  • Historico Da Saude E Seguranca No Trabalho
  • Histórico da Saúde e Segurança no Trabalho.
  • histórico da legislação da saúde e Segurança do trabalho
  • Segurança e saude
  • Saude e segurança
  • saúde e segurança
  • Saúde e Segurança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!