Aspects culturais rondonienses

528 palavras 3 páginas
Aspectos Culturais da Região Norte – Vestimentas

A Região Norte do Brasil é formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A quantidade de eventos culturais do Norte é imensa, por esse motivo iremos destacar alguns desses vários elementos que compõem a cultura desse povo tão alegre e receptivo.
Celebração Indígena
São várias as manifestações culturais realizadas pelas diferentes tribos indígenas distribuídas pela Região Norte. O índio, por vaidade ou questões religiosas, se enfeita através de pinturas e acessórios durante suas celebrações.
- As roupas são: tanga, saiote ou cintos que lhes cobrem o sexo, feitos de penas de animais, folhas de plantas, entrecasca de árvores, sementes ou miçangas. Além disso, usam muitos adornos e pinturas corporais, geralmente utilizados em ocasiões especiais, ritos e comemorações.
Boi-Bumbá
O boi-bumbá é uma das variações do bumba meu boi, largamente praticado no Brasil. É uma das mais antigas formas de distração popular. Foi introduzido pelos colonizadores europeus, sendo a primeira expressão de teatro popular brasileiro. O Festival de Parintins (AM) é um dos maiores responsáveis pela divulgação cultural do boi-bumbá. No Bumbódromo apresentam-se as agremiações Boi Garantido (vermelho) e Boi Caprichoso (azul).
- Usam roupas ligadas ao folclore da região norte, onde as pessoas se vestem com representação de animais, índios, sinhás, entre outras.
Carimbó
O carimbó é um estilo musical de origem negra, uma manifestação cultural marcante no estado do Pará. A dança é realizada em pares e são formadas duas fileiras de homens e mulheres, quando a música é iniciada os homens se direcionam às mulheres batendo palmas; formados os pares, eles ficam girando em torno de si mesmos.
- As roupas são coloridas, os homens usam blusas abertas na frente amarradas com um laço na altura da cintura, calça de pano dobradas na altura do joelho. As mulheres usam uma saia comprida e flores no cabelo. Ambos

Relacionados

  • PARQUE LINEAR MEMORIAL DAS ETNIAS DA CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ
    8855 palavras | 36 páginas
  • Agricultura familiar do agronegócio do leite
    9725 palavras | 39 páginas
  • CAP TULO de livro 2015 pol ticas p blicas ambientais
    202584 palavras | 811 páginas
  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas