AspectosAcerca da Plausibilidade Social da Empresa de Cura Divina no Subcampo Religioso Neopentecostal: Um Ensaio Propedêutico

729 palavras 3 páginas
Revistade Teologia e Ciências daReligião- V. 3 .n.1.dezembro/2013 – Pág. 97 a 111

Robson Medeiros Alves é Pós-Doutor em Educação, Doutor em Ciências Sociais (Antropologia), Mestre em Ciências da Religião, tudo pela PUC-SP, tem ainda graduação em Teologia pela Pontifícia Studiorun Universitas Salesiana de Roma. Coordenador da Pós-Graduação em Ciências da Religião da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. Pirituba – SP – Brasil.
Marcelo Lopes tem Mestrado em Ciências da Religião (Ciências Sociais da Religião) pelo PPCIR – ICH- UFJF, Especialista em Ciências da Religião pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro e Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica.
O artigo é constituído de cinco tópicos que se interligam com relação às informações pesquisadas, por isso alguns pontos acabam por se tornar repetitórios. Robson Medeiros e Marcelo Lopes se utilizam de ideias deteóricos da sociologia contemporânea para fundamentar o material pesquisado.
Na Introdução os autores apresentam da taumaturgia de seu maior modelo na atualidade, a Igreja Mundial do Poder de Deus. Destacam-se no artigo dois termos específicos: “cura divina” e “serviço”.
O objetivo do artigo se baseia em abordar o objeto em tela fazendo um panorama histórico acerca do movimento neopentecostal em relação à taumaturgia moderna. Medeiros e Lopes afirmam que esse assunto de empresa de cura neopentecostais já foi assunto discutido por diversos pesquisadores. A pesquisa de baseia em teses de sociólogos.
No tópico Breve Anamnese Situacional oentusiasmo do cientificismo do sec XIX, que a partir do exponencial avanço das ciências biomédicas no sec XX, levou a religião a perder seu posto de controladora dos pensamentos e atitudes da sociedade e do prestigio de superioridade, acreditando ser ela desnecessária para a vida humana a ponto de ser extinta. Porém a mesma não foi extirpada, apenas passou por mudanças profundas no que se refereapratica religiosa do homem, saindo do campo controladorda

Relacionados