Aspectos técnico-interpretativos da Sonata nº 2 de Guerra-Peixe: a importância das obras brasileiras pós-1950 para violino

3263 palavras 14 páginas
Aspectos técnico-interpretativos da Sonata nº 2 de Guerra-Peixe: a importância das obras brasileiras pós-1950 para violino
Israel Victor L. Silva Mestrando em Música – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Resumo. Com base nos trabalhos de PRESGRAVE, SALLES, DELL’ORTO e TOKESHI, procuraremos defender a utilização da música brasileira pós-1950 no ensino do violino. Utilizaremos a Sonata Nº 2 de Guerra-Peixe para exemplificar problemas técnico-interpretativos que podem ser utilizados em sala de aula, tanto para o ensino da técnica tradicional (juntamente com a metodologia habitual) como para o contato do aluno com a escrita moderna e as dificuldades inerentes à performance da música contemporânea brasileira para violino.
Abstract. Based on Presgrave, Salles, Dell’Orto and Tokeshi's work, we want to defend the use of brazilian music post-1950 for the violin's teach. We will use the Guerra-Peixe’s Sonata No. 2 to exemplify technical and interpretative problems that can be used in the classroom, for to teach traditional technique (and the traditional methodology), also about the student's contact with modern write and the difficulties inherent in execution of contemporary brazilian music for violin.
Introdução
A música brasileira vem ganhando mais visibilidade nos últimos anos, e vários fatores tem contribuído para isso, tais como: o surgimento de mais programas de pós-graduação pelo país; o aumento da pesquisa sobre a música nacional; os musicólogos estão descobrindo e divulgando mais obras; o repertório está cada dia mais acessível, principalmente pela facilidade de se encontrar obras na internet disponíveis para execução em sites como SESC Partituras e Música Brasilis; e os intérpretes estão mais interessados em executar obras nacionais, causando também um maior interesse nos compositores em escrever para esses instrumentos.
Apesar desses fatores, alguns outros contribuem desfavoravelmente à execução da música brasileira, e principalmente à

Relacionados

  • E O Radio
    217392 palavras | 870 páginas
  • ESTUDOS EM MOVIMENTOS I CORPO CR TICA E HIST RIA
    67103 palavras | 269 páginas