Aspectos sociológicos e antropológicos da infância no brasil

Páginas: 8 (1883 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
AVM – Faculdade Integrada
Campus Tijuca
Disciplina: Aspectos Sociológicos e Antropológicos da Infância no Brasil
Professora: Fernanda Canavêz



















Tema: Maus tratos e atuação do profissional de psicopedagogia diante desse tipo de situação.















Explique os diferentes tipos de maus tratos e aponte como deve proceder o profissional depsicopedagogia diante desse tipo de situação.






De acordo com o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069, de 13 de Julho de 1990, art. 227), é dever da família, da sociedade, e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, àdignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Todos, em especial, quem atua diretamente com crianças e adolescentes, como os profissionais de psicopedagogia precisam estar mobilizados e atentos na defesa das crianças e adolescente como sujeitos dedireitos, rompendo com silêncio e promovendo a conscientização das políticas públicas.




Negligência

O Artigo 5° do ECA tem a seguinte redação: “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”.Os princípios fundamentais da proteção à criança são: lazer, alimentação, família, educação e saúde.
Viver em família é a melhor solução para a prevenção de distúrbios de desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. Infelizmente, cada vez mais estamos vivenciando casos de negligência e é como se estivéssemos revivendo a situação original de abandono, onde a criança ouadolescente não é assistido pela família, que não tem uma relação de continuidade com ela, mesmo que esteja em uma instituição ou abrigo.
Independente de classe social, a negligência é vivenciada por crianças das classes baixas onde são deixadas nas ruas, no desprezo e, em alguns casos, nem é preciso o afastamento físico. Às vezes, uma negligência insuspeitada, com uma família presente, masemocionalmente distante, pode ser desastrosa.
Uma das características dessa população é o ócio, a indolência. Se não estão sendo exploradas por algum adulto, ficam sem fazer praticamente nada durante todo o dia, apenas buscando aventuras, realizando pequenos roubos, ou simplesmente jogados pelos cantos.
Nas classes média e alta, o mesmo desprezo, mas disfarçado de muitashoras cheias de atividades que apenas visam preencher a lacuna da não presença e cuidado.
Claro que a situação de terceirização dos cuidados, de entrega das crianças a outras pessoas, não é exatamente como o abandono da época da roda dos expostos, mas não deixa de ser semelhante.
O mundo, hoje, privilegia o consumo, o poder econômico, o poder político e a “fama” conquistada aqualquer preço e negligencia o amor, a presença, o cuidado, não valorizando a problemática do desenvolvimento físico, psicológico e cognitivo e, acima de tudo, a importância do vínculo familiar.
As crianças precisam de atenção, carinho, cuidado, tempo e conscientização por parte da família da sociedade e das instituições. 



Abandono

Reconhecido como violência contraa criança e adolescente, o abandono é a forma mais grave da negligência, que ocorre quando há ausência do responsável pelo portador de direitos especiais.
A sua identificação é bastante complexa pois as dificuldades socioeconômicas de nosso país, por vezes mascara a situação da criança e do adolescente, existindo ainda a dúvida da culpabilidade dos responsáveis.
Este...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
  • ASPECTO ANTROPOLÓGICO E SOCIOLÓGICO DA EDUCAÇÃO
  • aspecto antropologico e sociologico da educação
  • Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
  • Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
  • Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
  • Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
  • Aspectos Antropologicos e sociologicos da educação Filme Cidade de Deus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!