Aspectos Político e Socioeconômico da Educação Brasileira.doc

450 palavras 2 páginas
É uma educação buscando melhorias.Há um tempo atrás a educação era voltada para a vida em sociedade era um processo muito devagar que tinha por foco passar culturas das famílias e passá-las de pai para filho.
O mundo mudou e com ele surgiram avanços como a vida capitalista e a globalização as famílias passam maior tempo fora de casa estudando, trabalhando e buscando novos conhecimentos tecnológicos e científicos.
A função da escola é formar umas sociedades mais justas, democráticas e solidárias, mas no Brasil não consigo ver essa função funcionar. A sociedade do conhecimento que vivemos é manipulada e acessível às elite.
Se pensarmos em nossas escolas públicas, quantos alunos concluem o ensino médio analfabetos? Quantas pessoas saem da escola sem saber manusear um computador? Quantos professores começam a dar aulas sem despreparados?
Enquanto a educação não for voltada para instruir, tornar as pessoas cidadãos culturais e críticos, ao em vez de focar em preparar, ela sempre será conseqüência dos rumos econômicos que o país tomar, será usada para curar necessidades do modelo econômico.
Para melhorar a educação brasileira seria necessário valorizar o professor, Diminuir a quantidade de alunos por sala e equipar as escolas.
Para que a educação seja melhor no futuro, seriam necessárias mudanças como: O combate à corrupção (em todos os setores da sociedade, não somente na política), uma distribuição mais justa da renda, maiores investimentos na educação e, uma formação subjetiva do sujeito baseada em promover uma sociedade com igualdade de direitos. A educação, hoje em dia, como o próprio governo diz, está voltada para o mercado de trabalho e conseqüente crescimento e desenvolvimento do país.
O acumulo desses fatores conjugados com a consciência dos professores de que não importa a classe social do qual o aluno pertença, o objetivo é atingir o seu melhor, que deve ser fortalecido pelos profissionais de educação. E que não bastam programas de inclusão social

Relacionados

  • Aspectos Político e Socioeconômico da Educação Brasileira.doc
    450 palavras | 2 páginas
  • Aspectos Político e Socioeconômico da Educação Brasileira.doc
    450 palavras | 2 páginas