Aspectos para a construção de uma rede wireless segura

Páginas: 5 (1041 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
As redes locais sem fio, também conhecidas como WLAN’s, são especificadas por órgãos internacionais como o IEEE na série 802.11, onde encontramos o tão falado Wi-Fi (802.11b). São redes que utilizam sinais de rádio para a sua comunicação.

Estas redes ganharam popularidade pela mobilidade que provêem aos seus usuários e pela facilidade de instalação e uso em ambientes domésticos, empresariais,comerciais, etc.

Este tipo de rede define duas formas básicas de comunicação:

Modo infra-estrutura: normalmente o mais encontrado, utiliza um concentrador de acesso (Access Point ou AP);



Figura 1 - Modo Infra-Estrutura

Modo Ad-Hoc: permite que um pequeno grupo de máquinas se comunique diretamente, sem a necessidade de um AP.



Figura 2 - Modo Ad Hoc

Embora esse tipo derede seja muito útil, existem alguns problemas de segurança que devem ser levados em consideração pelos seus usuários:

Os equipamentos utilizam sinais de rádio para a comunicação e qualquer pessoa com um equipamento mínimo como, por exemplo, um PDA ou Laptop provido de uma placa de rede wireless, pode interceptar os dados transmitidos por um cliente wireless;

Devido à facilidade de instalação,muitas redes desse tipo são instaladas sem nenhum cuidado adicional e até mesmo sem o conhecimento dos administradores de rede.

Cuidados básicos

Vários cuidados devem ser observados quando se pretende conectar um equipamento a uma rede wireless como cliente, quer seja com Laptops, PDA’s, estações de trabalho, etc. Dentre eles, pode-se citar:

Firewall - Considerar que a conexão com umaWLAN representa conectar-se a uma rede pública e, portanto, o computador estará exposto a ameaças. É importante que o computador possua um firewall pessoal, com uma versão de antivírus instalada e atualizada, com as últimas correções de seus softwares (sistema operacional, aplicativos, etc) e não esquecer de desabilitar o compartilhamento de discos, impressoras, etc.

Modos de operação -Desabilitar o modo Ad-Hoc. Utilizar esse modo apenas se for absolutamente necessário e desligá-lo assim que não precisar mais;

Protocolos de Segurança – Utilizar um protocolo de segurança como, por exemplo, o protocolo WEP (Wired Equivalent Privacy), que permite criptografar o tráfego entre o cliente e o AP. O administrador de rede deve verificar se o WEP está habilitado e se a chave é diferentedaquelas que acompanham a configuração padrão do equipamento. O protocolo WEP possui diversas fragilidades e deve ser encarado como uma camada adicional para evitar a escuta não autorizada;

Criptografia de dados - Considerar o uso de criptografia nas aplicações, como por exemplo, o uso de PGP para o envio de e-mails, SSH para conexões remotas ou ainda o uso de VPN’s;

Utilização da rede - Habilitara rede wireless somente quando for usá-la e desabilitá-la após o uso. Algumas estações de trabalho e Laptops permitem habilitar e desabilitar o uso de redes wireless através de comandos ou botões específicos. No caso de laptop com cartões wireless PCMCIA, inserir o cartão apenas quando for usar a rede e retirá-lo ao término da conexão.

Dicas de Segurança

Existem configurações de segurançamais avançadas para redes wireless, que requerem conhecimentos mais profundos de administração de redes. O site de notícias ZDNet.com disponibilizou em janeiro de 2003 um texto do especialista americano Scott Lowe sobre segurança em redes sem fio.

No artigo em questão, Lowe indica seis aspectos principais para construção de uma rede wireless de maneira segura:

Planejar o local ideal da antenaO primeiro passo para implementação de pontos de acesso fechado a uma rede wireless está no local em que a antena, que oferece o sinal para os pontos de acesso, vai estar. Não se recomenda que a antena fique perto de janelas - ao menos que o vidro da janela bloqueie tais sinais. O ideal é colocar a antena no centro da área de cobertura.

Utilizar o protocolo WEP

O WEP (Wired Equivalent...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • REDE SEM FIO: PASSO A PASSO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA REDE WIRELESS
  • Redes Wireless
  • Redes wireless
  • Rede wireless
  • Rede Wireless
  • redes wireless
  • Redes Wireless
  • REDES WIRELESS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!