Aspectos Nuttricionais na Infancia

859 palavras 4 páginas
Aspectos nutricionais da infância.
Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento de uma vida saudável. Um bom crescimento, desenvolvimento e aprendizado dependem tanto da genética (a herança que recebe dos pais) como dos cuidados e atenção que a criança receberá da mãe, da família e da comunidade em geral.
Nutrição na Infância
"A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e proteção de saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania"
“Na infância, a boa nutrição é indispensável para o crescimento e desenvolvimento adequados. É neste período que devem ser introduzidos os bons hábitos alimentares, que permanecerão na adolescência e na vida adulta, pois a prevenção de algumas doenças degenerativas do adulto podem começar na infância”
Necessidades nutricionais na infância
É necessário que a alimentação seja balanceada em relação a ingestão:
Vitaminas; Água; Energia; Proteína; Lipídeos; Carboidrato; Minerais; Necessidades energéticas
As necessidades médias de energia variam entre 1300 calorias para crianças de três anos de idade, e 1700 calorias, para as crianças no final dos 6 anos.
Necessidades Nutricionais da Criança em idade Pré-Escolar
Como em outras fases da vida, um padrão alimentar equilibrado e adequado ás necessidades da criança em idade pré-escolar compreenderá uma distribuição, em termos de aporte energético, ou seja calórico, de acordo com as regras da alimentação saudável, neste sentido a alimentação da criança deverá ser variada e entregar alimentos que proporcionem os nutrimentos necessários em proporção e quantidade adequadas.
Curiosidades
CRITÉRIOS BÁSICOS DE NUTRIÇÃO:
1. Quantidade – Qualidade – Preparação – Higiene - Variedade
Como fazer seu filho ingerir alimentos saudáveis?
1. Dê o exemplo. Seu filho não irá comer frutas, verduras e legumes se não ver você comendo;
2. Coloque limites e evite "abastecer" o armário com

Relacionados

  • Aula de Tireoide
    16012 palavras | 65 páginas