Aspectos introdutorios em cincias contabeis

5451 palavras 22 páginas
INTRODUÇÃO

Por intermédio deste artigo expor-se-á, de um modo sucinto a história e a evolução da contabilidade, relacionando-a com as mudanças estruturais de cada período e enfatizando a sua interligação com os diversos campos da gestão empresarial e a imprescindibilidade no planejamento estratégico e operacional da organização. Serão apresentados aspectos relacionados tanto aos profissionais da contabilidade quanto aos profissionais da administração, visando demonstrar a ligação existente entre eles, pois para os administradores são fundamentais os relatórios e demonstrações elaboradas pela contabilidade, necessários à tomada de decisões de caráter organizacional. Por fim, serão expostos vários aspectos que interligam a contabilidade com a administração, visando um melhor resultado financeiro nas unidades empresariais.

CONCEITO OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE.

É a ciência que tem como objetivo observar, registrar e informar os fatos econômica financeiros acontecidos dentro de um patrimônio pertencente a uma entidade; mediante a aplicação do seu conjunto de princípios, normas, técnicas e procedimentos próprios.

O objeto da Contabilidade é o patrimônio das entidades. Patrimônio administrável e em constante alteração.

- Controlar o patrimônio das entidades
- Apurar o resultado das entidades
- Prestar informações sobre o patrimônio, sobre o resultado das entidades aos diversos usuários das informações contábeis.

b) ESCRITURAÇÃO

O REGISTRO DAS TRANSAÇÕES MEIO DE REGISTRO: CONTAS Suponhamos que você vá ao banco e efetue um depósito em seu próprio nome.
Sendo correntista do banco, você terá uma conta aberta em seu nome.
O que significa dizer que o valor depositado vai ser anotado

Relacionados