Aspectos introdutórios em ciencias contabeis

Páginas: 9 (2175 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE 6
2.1.1. ESCRITURAÇÃO CONTABIL 6
2.1.1.1. A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL 7
2.1.1.1.1. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 72.1.1.1.1.1. MISSÃO DA EMPRESA 7
2.1.1.1.1.1.1. VISÃO EMPRESARIAL 8
2.1.1.1.1.1.1.1.PROCESSO ADMINISTRATIVO 6
2.1.1.1.1.1.1.1.1.AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES 6
2.1.1.1.1.1.1.1.1.1. ASPECTOS JURÍDICOS 4
2.1.1.1.1.1.1.1.1.1.1. PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS 4
4 CONCLUSÃO 7


REFERÊNCIAS 8



INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo aperfeiçoar nossos conhecimentos emostrar o que é a contabilidade, seus principais objetivos, como uma empresa funciona e como ela se organiza e os cálculos que usamos na contabilidade.





DESENVOLVIMENTO

CONCEITO DA CONTABILIDADE:

É uma ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, por meio de registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos gastos nele ocorridos, com o fim defornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico e decorrente da gestão da riqueza patrimonial, (Hilário Franco 1996).


OBJETO DA CONTABILIDADE


É sempre o PATRIMÔNIO de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais,ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir o lucro.

OBJETIVO DA CONTABILIDADE

O objetivo principal da Contabilidade é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendênciasfuturas. Em todas as avaliações, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais à utilização das demonstrações contábeis se referirem à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, maisacrescerá e aumentará a importância da demonstração contábil.

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

A escrituração deverá abranger todas as operações do contribuinte, os resultados apurados em suas atividades no território nacional, bem como os lucros, rendimentos e ganhos de capital auferido no exterior (Lei 2.354/54, art. 2, e Lei 9.249/95, art. 25).
As formalidades da escrituração estãoexpressas no Decreto Lei 486/1969 e ainda ser processada a partir da observância das Normas Brasileiras de Contabilidade. As normas naturais do Conselho Federal de Contabilidade que tratam da escrituração contábil são chamadas NBC T. Entre tantas, vale destacar a NBC T 2, que comanda os requisitos mínimos que devem ser observados. A partir do cumprimento desta NBC T, há como conseqüência daescrituração o Livro Diário e o Livro Razão.

A COTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais,previdenciárias e legais.
Contabilidade Gerencial, em síntese, é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de dirigir uma entidade.
A gestão de entidades é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações - e a contabilidade é a principal delas.
O custo de manter uma contabilidade completa (livros diário, razão,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aspectos introdutorios em ciencias contabeis
  • Aspectos introdutórios em Ciências Contábeis
  • Aspectos introdutórios em ciências contábeis
  • Aspectos introdutórios em ciencias contabeis
  • Aspectos introdutórios em ciências contábeis
  • Aspecto introdutórios em ciências contábeis
  • Aspectos introdutórios em ciência contábeis
  • Aspectos introdutórios em ciências contábeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!