Aspectos introdutórios em ciencias contabeis

Páginas: 18 (4444 palavras) Publicado: 5 de maio de 2012
Universidade Norte do Paraná – UNOPAR

Ciências Contábeis








Aspectos Introdutórios em Ciências Contábeis








Leidiane Ferreira da Silva





Eunápolis – BA
2012
Sumário


1 introdução
2 conceito
3 objeto
4 objetivo da contabilidade
5 escrituração contábil
5.1 livro diário
5.2 livro-razão
5.1.1 autenticação
5.1.2 lançamentos
5.1.3 termos de abertura eencerramento






















Aspectos introdutórios

1. Introdução
A contabilidade é um sistema em si, mas que faz parte de outro sistema: o empresarial. Será evidenciada também a importância das entidades e do patrimônio como objeto de estudo da contabilidade.
O que chamamos de definição da contabilidade são conceitos simples para uma melhor fixação. Embora simples, asdefinições sintetizam a contabilidade em poucas palavras.
O patrimônio das entidades se constitui o objeto da contabilidade. O objetivo da contabilidade também envolve o patrimônio na evidenciação da sua evolução e mensuração pelas informações geradas para os diversos usuários. As informações devem ser seletivas de acordo com o interesse de cada usuário das informações.

2. ConceitoO surgimento da contabilidade pode ser explicado pela necessidade de suprir as limitações da memória humana mediante um processo de classificação e registo que lhe permitisse recordar facilmente as variações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse saber a sua dimensão. Progressivamente a contabilidade transforma-se numa fonte de informações na medida em quepode facultar a qualquer momento o conhecimento da situação da empresa e o andamento dos seus negócios.
Podemos assim dizer que a contabilidade é uma técnica de gestão que tem como finalidade a determinação da situação patrimonial das empresas e dos seus resultados.
Presentemente, às empresas não interessa apenas o registo histórico dos factos patrimoniais. Também a previsão do futuro é umfacto relevante da gestão moderna. A contabilidade já não é entendida apenas como um elemento de simples recolha e interpretação de dados históricos mas também uma técnica eficiente de gestão. De facto, a gestão moderna não se limita a conhecer o passado e o presente. Devido a diversos factores, entre os quais os acréscimos concorrenciais, torna-se necessário, cada vez mais, conhecer/prever o futuroafim de estabelecer objectivos, e planear a actividade mediante uma prévia selecção das diversas alternativas possíveis. Para isso são necessários elementos de diverso tipo que fundamentem essas escolhas - os dados fornecidos pela contabilidade constituem um importante auxiliar no fornecimento desses elementos. Por outro lado, após estabelecidos os objectivos e formulado o planeamento, existe anecessidade de estabelecer formas de controlo de gestão e mais uma vez a contabilidade surge como um importante auxiliar fornecendo os elementos indispensáveis a esse controlo.
Devido à vastidão de problemas que abarca, o técnico de contabilidade deve conhecer, além dos processos de registo das operações, outras matérias tais como direito fiscal, direito comercial, organização de empresas, gestãoe análise financeira, entre diversas outras.
Para definir a contabilidade vamos buscar o professor D’Áuria que é da escola patrimonialista e, portanto, estuda a contabilidade com enfoque no patrimônio das entidades; nesta definição fica claro o patrimônio como ator principal.
A contabilidade no Brasil teve influencia tanto da escola patrimonialista quanto da norte-americana.
Oprofessor influenciado pela escola norte-americana foi Hendriksen. Para Hendriksen “a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”.
D’Áuria, representante da escola italiana de contabilidade, enfatiza a contabilidade como ciência, enquanto Hendriksen, da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aspectos introdutorios em ciencias contabeis
  • Aspectos introdutórios em Ciências Contábeis
  • Aspectos introdutórios em ciências contábeis
  • Aspectos introdutórios em ciências contábeis
  • Aspecto introdutórios em ciências contábeis
  • Aspectos introdutórios em ciência contábeis
  • Aspectos introdutórios em ciências contábeis
  • Aspectos introdutorios em ciências contábeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!