ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Páginas: 6 (1251 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2013











































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
4 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho discorre sobre os aspectos iniciais e básicos da Contabilidade, que visam dar uma visão geral ao futuro contabilista sobre a aplicaçãodesta ciência no dia-a-dia, seja das pessoas físicas ou jurídicas, e embasando o trabalho do Contador.



2 DESENVOLVIMENTO
2.1- Conceito, objeto e objetivo da contabilidade

Desde a História Antiga pode-se notar que o homem já tentava, embora de forma rudimentar, a controlar seu patrimônio. Desde estes tempo, até os tempos atuais, muito se discutiu sobre o conceito da contabilidade, entreelas as várias escolas: administrativa, personalista, controlista, estadunidense, matemática, neocontista, alemã, italiana, patrimonialista, sendo que no Brasil, o conceito mais adotado foi a da escola estadunidense.

Um dos conceitos mais utilizados trata a contabilidade como um sistema de informação que tem como objetivo o controle do patrimônio de uma entidade.
Ou seja, o objeto dacontabilidade é o patrimônio da entidade e seu objetivo é analisar, mensurar, registrar e controlar o patrimônio, e ainda fornecer constantemente informações sobre o patrimônio aos seus usuários.

2.2- Escrituração Contábil

É obrigatório que as entidades mantenham os livros Diário e Razão, para lançamento dos registros de todas as movimentações ocorridas na empresa, de acordo com o Método dasPartidas Dobradas, Planos de Contas e outros; é a chamada Escrituração Contábil.

O Livro Diário é onde as empresas devem fazer os lançamentos em ordem cronológica, encadernar e registrar nos órgãos competentes.

No Livro Razão, o registro é feito em contas individualizadas, havendo, assim, um controle por contas da mesma natureza e de forma racional.

2.3- A Contabilidade na gestão empresarialA contabilidade, através de suas demonstrações, informa aos administradores a situação econômica, financeira e patrimonial da empresa, auxiliando na análise, gerenciamento, planejamento estratégico e tomada de decisões.

2.4- Demonstrações Contábeis

2.4.1- Balanço Patrimonial

O patrimônio de uma entidade é constituído de bens, direitos e obrigações. O balanço patrimonial é ademonstração do patrimônio da entidade. Ele é constituído pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. O Ativo são as demonstrações dos bens e direitos; o Passivo são as obrigações assumidas perante terceiros e o Patrimônio Líquido são os recursos próprios da entidade.

2.4.2- Demonstração do Resultado

O artigo 187da lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 instituiu a Demonstração do Resultado doExercício, que tem como objetivo a demonstração vertical e resumida do resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas em determinado período, normalmente 12 meses. A DRE deve discriminar a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos, os impostos, a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos, o lucro bruto, despesasdiversas, lucros ou prejuízo líquido, entre outros.

2.5- A missão da empresarial

É a finalidade da existência de uma organização. É aquilo que define o significado dessa existência. A missão liga-se diretamente aos seus objetivos institucionais.

2.6- A visão empresarial

É o objetivo da organização. É o que se espera ser em um determinado tempo e espaço. A visão é um plano do que aorganização quer realizar objetivamente em determinado período. A visão é algo mutável, algo concreto a ser alcançado.

2.7- Processo administrativo

2.7.1- Planejamento: É o processo de estudar e avaliar a situação atual, prever acontecimentos, definir objetivos e metas e como atingi-los;

2.7.2- Organização: É o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aspectos introdutorios em ciencias contabeis
  • Aspectos introdutórios em Ciências Contábeis
  • Aspectos introdutórios em ciências contábeis
  • Aspectos introdutórios em ciencias contabeis
  • Aspectos introdutórios em ciências contábeis
  • Aspecto introdutórios em ciências contábeis
  • Aspectos introdutórios em ciência contábeis
  • Aspectos introdutórios em ciências contábeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!