Aspectos Hist Ricos E Pol Ticos Da Educa O Infantil2

1251 palavras 6 páginas
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO – CEUCLAR
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO

MARIA CRISTINA FERREIRA
RA 1134486

LEGISLAÇÃO E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

POLO CAMPINAS - SP
2013
Ocorreram muitas mudanças em relação à Educação Infantil como também na educação de modo geral. Neste relatório vai ser apontado o que ocorreu em cada ano os aspectos importantes até os dias atuais.
1930
Começa a mobilização das autoridades oficiais e iniciativas particulares ao surgindo de instituições voltadas à criança. Neste período a história do atendimento público envolve diferentes Ministérios: Saúde, Previdência e Assistência Social e Educação. O problema da criança é fragmentado e combatido de forma isolada: a saúde, “bem estar” da família, a educação (Ninguém é realmente responsável, uma área de atuação responsabiliza a outra).
1942
O Departamento Nacional da Criança, fazendo parte do Ministério da Educação, criam a “Casa da Criança”. Foi sendo modificado pela preocupação de certos grupos sociais com a organização de instituições para evitar a marginalidade e a criminalidade de crianças e jovens da população mais carente.
1961
Uma mudança importante havia ocorrido no início desse período: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional aprovada em 1961 (Lei 4024/61) aprofunda a criação dos jardins de infância incluindo no sistema de ensino. Assim dispunha essa lei:
Art.23 – “A educação pré-primária destina-se aos menores de até sete anos, e será ministrada em escolas maternais ou jardins-de-infância”.
Art. 24 – “As empresas que tenham a seu serviço mães de menores de sete anos serão estimuladas a organizar e manter, por iniciativa própria ou em cooperação com os poderes públicos, instituições de educação pré-primária”.
1964
Surge a Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor – Funabem. É Divulgada a idéia de creche e de pré-escola como equipamentos sociais de assistência à criança carente.

1967
Novas mudanças na Consolidação

Relacionados