Aspectos históricos da misoginia: mulheres, o negativo da humanidade nos séculos x à xiii

Páginas: 7 (1635 palavras) Publicado: 14 de março de 2013
ASPECTOS HISTÓRICOS DA MISOGINIA: MULHERES, O NEGATIVO DA HUMANIDADE NOS SÉCULOS X À XIII


1 INTRODUÇÃO

Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados conceitos de teóricos da Igreja como Santo Agostinho, e também de historiadores como José Rivair Macedo, medievalista brasileiro e o francês George Dubby.

A referida pesquisa tem em seu propósitoimediato refletir sobre alguns aspectos sobre as relações sociais das mulheres medievais. Assim, mostrar as relações de imposição efetuadas por meio da Igreja nos parece útil. Pois está era o esteio da sociedade, instruindo como os indivíduos deveriam se portar, principalmente, as mulheres. Elas foram consideradas a perdição dos homens e deveriam ser vigiadas de perto. No entanto, mesmo sabendo que asmulheres na idade média haviam sido condicionadas a um comportamento de forte submissão e que quase não existiam leis que as protegesse, podemos afirmar que não foi a idade média que criou essa desigualdade dicotômica entre homem/mulher. Assim nesse contexto, segundo José Rivair Macedo não foram os medievos que inventaram as desigualdades entre os sexos, este hábito nos leva as sociedadesorganizadas e hierarquizadas, as Génesis das civilizações. (RIVAIR, 2002)

Sempre que pensamos em Idade Média nos reportamos aos filósofos franceses, que taxaram essa época de “Idade das Trevas”, e que nada de importante e substancial havia sido feito ou criado. Nesse âmbito encontramos as referidas ideias de filósofos como Denis Diderot (1713- 1784), nelas ele expressava suas idéiaspreconceituosas em relação a esse período, afirmava que a idade média seria um espaço de tempo vazio. Exemplo destes preconceitos acreditava que: “sem religião seríamos um pouco mais felizes”, pois este momento da história era dominado pelos dogmas e éticas do cristianismo. (Citado em: JÙNIOR, Hilário Franco 2001, p.10)

No entanto, o momento foi de sentimentos muito fortes para com asmulheres, ora elas eram adoradas, ora eram odiadas. Se nos remetermos aos pensamentos dos pais da igreja, vamos observar uma forte aversão. Assim, elas eram consideradas a parte fraca na relação homem/mulher, por intermédio delas que os homens se desviavam do caminho do bem. Nesse caso, foi através das passagens do livro do Génesis, que temos como escopo a visão de Eva como a pecadora e culpada porincitar Adão a pecar, pois ela foi tentada pela serpente e arrastou o seu companheiro ao pecado, por conta deste ocorrido ela recebe a parte mais severa da maldição de Jeová: Darás a luz a teus filhos na dor. (DUBY, Georges; PERROT, Michelle, 1990) Já no século III podemos analisar nas palavras de Tertuliano o quanto os cristãos repudiavam o sexo feminino, assim ele afirmava: “tu és a porta dodiabo, tu consentiste na sua árvore, fostes a primeira a desertar da lei divina”. (RIVAIR, 2002, p. 68)

Na idade média na sua grande maioria, quem detinha o saber eram os clérigos, monges, e sacerdotes, e ficava em suas mãos a responsabilidade de pensar a humanidade, a sociedade e a Igreja. Por isso, eram preparados para seguir a vida religiosa dentro dos preceitos atribuídos pelaIgreja. Ademais, sobre tudo antes do século XIII, esses homens religiosos se distanciaram das mulheres, pois viviam enclausurados dentro das escolas de teologia, depois nas universidades e em mosteiros aonde se preservavam para o celibato, muitos meninos eram oferecidos ainda criança a mosteiros para se prepararem para a vida monástica. Esses homens que eram letrados e escreviam sobre as mulheresem sua maioria não tinham contato com elas, pois a religião os exigia o celibato, assim a sociedade foi escrita e feita pelo sexo masculino, nesse caso homens inexperientes condenavam as mulheres, mas nem se quer as conheciam.



2 METODOLOGIA (MATERIAL E MÉTODOS)



Para a elaboração deste texto foram feitas diversas leituras sobre o tema aqui exposto, assim neste contexto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS E SUAS IMPORTÂNCIAS PARA A HUMANIDADE, DO SÉCULO XVI À XIX.
  • Aspectos históricos do feminino e do maternal e a infecção pelo HIV em mulheres
  • Assinatura Digital x Assinatura Formal
  • Portugal no século xiii
  • Inglaterra dos séculos XI-XIII
  • o seculo XIII. Amaturidade e seus problemas
  • dissertação-aspectos negativos
  • Aspectos historicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!