Aspectos históricos da Educação Fisica

Páginas: 16 (3850 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013


Universidade Federal do Piauí.
Centro de Ciências da Saúde – CCS.
Licenciatura em Educação Física.
Disciplina: Fundamentos Históricos, Teoria e Ética da Educação Física.
Professor: David Emérito.





Grécia, Atenas e Esparta: Aspectos históricos, principais filósofos e suas influencias para a Educação Física.

Ederson Luis
Hives Leite
Jeremias Pereira
Kamila Patricia
LauraLima
LewyrWyth Rangel
Paulo Sergio
Waldinar Teixeira







Teresina, 2013


ESBOÇO HISTÓRICO-CULTURAL-DESPORTIVO DA VELHA GRÉCIA.

“A proporção que a humanidade se afastas da Grécia Imortal, distancia-se também da cultura e da civilização, e cai na barbárie e selvageria. O progresso e a civilização estão, realmente, no helenismo. A revelação da Grécia constitui sempre conquistado espírito.” (Humberto Grande).
Espalhando ordem e progresso pelo mundo antigo, na sua fase de expansão e glória, a Grécia cresceu extraordinariamente no decorrer dos séculos.
Havia ainda na Grécia Antiga, em sua fase de maior expansão, cinco grupos territoriais bem definidos:

1- A Hélade, a Grécia Central.
2- A Grécia Asiática, (costa egeana) centros de cultura e comércio.
3- A GréciaOcidental, colônias nos golfos e península itálica.
4- A Grécia Africana, cidades na foz do Nilo e Cirene, na Cirenaica.
5- A Grécia Insular, Sicília (que era Siracusa) e ilhas do Adriático.

Aspectos Gerais.
A Educação Física, nos albores da civilização grega, era quase exclusivamente utilitária e guerreira. Depois se tornou pedagógica e, formativa e eugênica. Foram os gregos os primeiros acompreender a importância da atividade física para desenvolvimento e educação do povo.
Os exercícios físicos, ligados ao espírito imaginativo e ao sobrenatural, mesclavam-se, naturalmente, com a religião. Muitos deuses eram considerados modelos de força e beleza e os grandes atletas glorificados como heróis populares, verdadeiros semideuses, com poderes divinos. Ex: Zeus, Hera, Atena, Hermes, etc.Esparta, onde legislou Licurgo, os exercícios corporais objetivavam a preparação militar e cultivavam a agressividade e energia na ação.
Atenas, que Péricles engrandeceu com sua extraordinária capacidade e talento, a educação física foi adquirindo, padrões de eficiência educacional.
Além do desporto e da educação física; os Gregos desfrutavam também dos jogos, não incluídos nos festivais deatletismo, que serviam para ocupar as horas de descanso e de ócio. Entre eles encontram-se inúmeros jogos tradicionais que, de uma forma ou de outra, perduraram até aos nossos dias; por exemplo: berlinde, aro, pião, macaca, balouço, tabas, saltar ao eixo, andar «a cavalo" com o colega, o ioiô, jogos de azar com dados, jogos de bola, etc. A progressiva decadência da educação física na Grécia antigasurgiu a partir da crescente influência exercida pelos filósofos sofistas, que se centravam exclusivamente na educação intelectual, em detrimento da cultura física.

Alguns Líderes do Pensamento Grego.

Sócrates (468 – 399) – Mestre de Platão. Pregava que a “Educação tem por fim evitar o erro e descobrir a verdade”. “Só sei que nada sei” e “Conhece-te a ti mesmo”. Filosofou não somente com arazão, mas também com o corpo e o sangue, “Na música a simplicidade torna a alma sábia; na ginástica, dá saúde ao corpo”. Para Sócrates depois da música, é pela ginástica que se deve educar.
Platão (429 – 347 a.C.) – Ateniense, dele é o conceito: “A educação consiste em dar ao corpo e à alma toda a perfeição que são capazes.” Personifica o equilíbrio entre o corpo e o espírito. Tinha sido um lutadornotável, deu grande importância ao desporto na educação dos jovens helenos. Na sua obra República defende que a música e a ginástica harmoniosa e simples - por esta ordem - são as duas disciplinas educativas que devem combinar-se para alcançar a perfeição da alma. Desta forma é visível formar jovens equilibrados, que não serão nem brandos nem brutos.
Aristóteles (389 – 332 a. C.) – Principal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aspecto historico da educação
  • Aspectos históricos da educação no brasil
  • Aspectos históricos da educação no brasil
  • educação física um resgate historico
  • Educação Física e seus contextos históricos
  • Historico e evoluçao da educaçao fisica
  • histórico Da Educação Física
  • apontamentos historicos da Educação Fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!