ASPECTOS GINECOL GICOS E OBST TRICOS DE PACIENTES ATENDIDAS NOS SERVI O

583 palavras 3 páginas
ASPECTOS GINECOLÓGICOS E OBSTÉTRICOS DE PACIENTES ATENDIDAS NOS SERVIÇO
PÚBLICO DE SAÚDE. HÁ DIFERENÇÃS?
Introdução
O artigo apresenta a questão da saúde da mulher, que é de fundamental importância para as conquistas relacionadas à melhoria da saúde da população. E quando o assunto é ginecologia e obstetrícia é comum encontrar doenças e situações como: câncer de colo de uterino e de mama, a DST, gravidez indesejada e complicações das gestações de risco, que podem ser evitadas ou curáveis quando o diagnostico é precoce.
Logo, há uma necessidade de priorizar a saúde da mulher com o objetivo de prevenir ou possuir atendimento necessário para cada doença, assim influenciando diretamente na diminuição do índice de transmissões e evitando a mortalidade.
Pessoas com menos recurso e acesso a informação e conhecimento, infelizmente são as principais vítimas da doença e da morte e é esse público carente de recurso financeiro que buscam os serviços públicos, então, provavelmente a questão de saúde da mulher apresentam características diferentes dependendo da situação socioeconômica da população.
Justificativa
É importante avaliar os aspectos epidemiológicos e clínicos de pacientes ginecológicas atendidas nas redes privada e pública de saúde, e a partir dessa avaliação tentar compreender as diferenças encontradas em cada perfil de público.

Metodologia

Foram selecionados os prontuários de 243 pacientes, sendo 122 do serviço público e 121 do serviço privado de saúde.

Excluíram-se os prontuários das mulheres grávidas, com sangramento genital, uso de cremes vaginais e pacientes que tiveram relação sexual em prazo inferior a 5 dias.

Do exame ginecológico, coletaram-se informações referentes ao exame das mamas, da genitália externa, exame especular e os resultados dos exames citológicos e histológicos.

As informações coletadas consistem das fornecidas pela anamnese (que é a informação básica sobre a saúde escrita do paciente antes da consulta médica) exame físico e

Relacionados