ASPECTOS GERAIS E MORFOLÓGICOS DO FUNGO Aspergillussp.

1492 palavras 6 páginas
ASPECTOS GERAIS E MORFOLÓGICOS DO FUNGO Aspergillussp.

Este trabalho destaca a importância de se estudar a micofauna, para uma melhor inteiração dos benefícios e malefícios causados por estes microrganismos no meio ambiente, dando ênfase para os pertencentes ao gênero Aspergillus (Botelho et al., 2008).
A grande maioria de espécies de Aspergillus são encontrados associados a sementes, e estas quando ingeridas pelos animais ou até mesmo o homem podem causar doenças graves ou até mesmo ocasionar um efeito letal (Midorikawa, 2009).
A micotoxina mais conhecida produzida por Aspergillus sp. é a aflatoxinas. Ocorre mais intensamente e são elaboradas principalmente por Aspergillusflavus e Aspergillusparasiticus, sendo este produtor das aflatoxinas B1, B2, G1 e G2. (Diniz, 2002)
Apesar de vários malefícios os o gênero Aspergillus também são em alguns casos benéficos, podendo citar como exemplo o Aspergillusterreus, muito utilizado na indústria na produção de ácidos orgânicos. (Health / Wikipédia 2009). Estudos realizados pela Agência FAPESP relacionados aos fungos do gênero Aspergillus podem funcionar como bioremediadores, proporcionado a descontaminação do solo contaminado com petróleo, sendo os Aspergillusniger, os mais adaptados a esta prática, sendo esta uma característica extremamente benéfica deste fungo, haja vista somar-se a esta nova técnica, maior praticidade, menor custo além de proporcionar um maior equilíbrio ambiental (Romero, s/d).
Os fungos são organismos filamentosos e multicelulares, com grande capacidade tóxica ao infestarem grãos de alimentos. As micotoxinas são exemplos de substâncias geralmente tóxicas, heterocíclica e muito oxigenada. Produtos do metabolismo secundário podem ser encontrados para as seguintes espécies: Aspergillusflavus, A. parasiticus, A. pseudotamari e A. nomius. Destes, A. flavus e A. parasiticus possuem maior importância econômica. As toxinas podem ser denominadas de B1, B2, G1, G2, e estas correspondem as iniciais das

Relacionados