Aspectos gerais, anatômicos, histológicos, bioquímicos e preventivos da cárie dentária.

Páginas: 8 (1883 palavras) Publicado: 26 de fevereiro de 2013
TRABALHO ACADÊMICO APRESENTADO AO CURSO DE ODONTOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNINOVAFAPI, PARA OBTENÇÃO DE NOTA PARCIAL NA MATÉRIA PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES II.

Professora: Luciana Reinaldo

TERESINA-PI
NOV, 2012

ATHOS ANTONIO LIMA
FRANCISCO BRUNO NUNES NASCIMENTO SILVA
HARAÚ LOPES DA COSTA FERREIRA
IKARO RAFAELL SILVA LIMA
JOÃO MERCELO VIEIRA DA SILVA
MATHEUS HENRIQUEFEITOSA
NISSIANE CRONEMBERG
OLIVAR AQUINO
YURE OLIVEIRA

ASPECTOS GERAIS, ANATÔMICOS, HISTOLÓGICOS, BIOQUÍMICOS E PREVENTIVOS DA CÁRIE DENTÁRIA.

TERESINA-PI
NOV, 2012
ASPECTOS GERAIS, ANATÔMICOS, HISTOLÓGICOS, BIOQUÍMICOS E PREVENTIVOS DA CÁRIE DENTÁRIA.

ASPECTOS GERAIS
A cárie dental é uma doença infecciosa e transmissível, que pode ser considerada como uma destruição localizada detecidos dentais causadas pela ação da bactéria Streptococos Mutans (SM). Ela pode apresentar-se como cárie coronária (mais comum) que aparece na superfície ou entre os dentes, Cárie Radicular que aparece com o avanço da idade ou geralmente com a retração das gengivas e por fim a cárie recorrente, que ocorre novamente nos locais onde há restauração.
Os sintomas da cárie aguda Segue um curso clínico dedesenvolvimento rápido, e resulta em comprometimento precoce da polpa dental. Ocorre mais frequentemente em crianças e adultos jovens, presumivelmente, porque os canalículos dentinários possuem maior diâmetro, sem apresentar esclerose, tornando a dentina altamente permeável aos ácidos. Em razão da rápida evolução do processo carioso, não há formação de dentina de reação por parte da polpa dental.A cárie rampante é um exemplo típico de cárie dentária aguda.
Já a cárie crônica É de evolução lenta, permitindo a esclerose dos canalículos dentinários, com consequente menor permeabilidade dentinária e formação de dentina de reação. Possui, frequentemente, coloração castanho-escuro. A dor não é característica comum da cárie crônica, ao contrário da cárie aguda.
Para a ocorrência da cárieexiste todo um processo e aspectos a serem acometidos, Inicia-se com a presença da Bactéria Streptococos mutans que por si só não degrada a superfície dental, porém a partir de sua fermentação de resíduos alimentares principalmente carboidratos como sacarose e glicose ácidos são liberados principalmente Ácido Lático, o mesmo diminui o Ph da boca deixando-o levemente mais acido, Suficiente para queocorra a desmineralização que é o processo de retirada dos minerais Cálcio e fosfato para o meio bucal. O organismo tem um mecanismo de defesa quanto a desmineralização, a saliva que é liberada pelas glândulas Parótida, sublingual e submandibular tem um ph neutro e uma função remineralizadora, ou seja, os minerais retirados saem da cavidade bucal e voltam aos dentes, o Flúor é um íon bastanteimportante no processo de remineralizarão, de uma certa forma atua como solução tampão juntamente com a saliva acelerando o processo de remineralizarão, em suma a dieta tem importância fundamental quanto a ocorrência de cárie, pois com a dieta rica em açucares favorecendo a desmineralização é retirado minerais a uma velocidade maior do que são repostos assim formando a cavidade dental conhecida como cáriedental.

ASPECTOS ANATOMICOS
A cárie dentária é caracterizada pela decomposição lenta do dente resultante da perda de cristais de hidroxiapatita. Essa dissolução da matriz mineralizada reduz a integralidade estrutural do dente.
A cavidade bucal compreende uma grande biodiversidade de bactérias, contudo, poucas delas são cariogênicas(desenvolvem cárie). Quando o indivíduo apresentauma dieta rica em açúcar e ingere com alta freqüência, ocorre a formação de ácidos bacterianos a partir da fermentação dos açúcares, promovendo a desmineralização da superfície dentária. Como o esmalte dentário é extremamente resistente, pelo fato de apresentar mais de 96% de matéria inorgânica, este processo pode durar meses ou até anos, dependendo da freqüência de ingestão de carboidratos e da higiene...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aspectos histológicos da cárie
  • Carie Dentaria
  • Cárie dentária
  • Cárie dentária
  • Cárie Dentária
  • carie dentaria
  • Cárie dentária
  • Cárie dentária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!