ASPECTOS FÍSICOS E PSICOLÓGICOS DO ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO EM CONDUTORES DE VEÍCULOS APÓS ACIDENTES DE TRÂNSITO

633 palavras 3 páginas
ASPECTOS FÍSICOS E PSICOLÓGICOS DO ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO EM CONDUTORES DE VEÍCULOS APÓS ACIDENTES DE TRÂNSITO

_________________________________________________________________
UNIFRAN – UNIVERSIDADE DE FRANCA
Luciana Lourenço Silva

RESUMO

Os acidentes automobilísticos ocorridos no trânsito são considerados um problema de saúde pública. Suas seqüelas físicas e psicossociais acarretam nos condutores acidentados o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), com uma multifatoriedade de consequências, por vezes de difícil identificação. Este estudo tem o objetivo de apontar e identificar os aspectos físicos e psicossociais do TEPT.

ABSTRACT

1. ACIDENTES DE TRÂNSITO (AT)

Os acidentes de trânsito ou automobilísticos tornaram um grave problema do cotidiano urbano e civilizado, onde a circulação dos veículos automotores tornou-se a peça chave neste contexto. A OMS (Organização Mundial de Saúde) registra o 9º lugar para os acidentes de trânsito como fator causal de mortalidade, com uma representação mundial de 2% nas causas de incapacitações e disfunções, com projeção de acréscimo gradativo nos próximos anos. Suas consequências influenciam tanto as vítimas quanto a sociedade, afetando a qualidade de vida como um todo1. Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte em indivíduos masculinos em uma faixa etária produtiva e a quinta causa em indivíduos femininos também na mesma faixa. Assim, verifica-se a gravidade deste fator de mortalidade e/ou incapacidade como influência física e psicossocial, afetando severamente a qualidade de vida dos acidentados, suas famílias e demais indivíduos envolvidos 1 2.
Em presença de uma ameaça a sua vida diante de um acidente de trânsito, o indivíduo pode desenvolver um estresse pós-traumático, assim como há um confronto com o sofrimento ou a morte de outro indivídu 4. As vítimas fatais ou incapacitadas nestes acidentes são, em geral, as crianças e os idosos. Quando não são fatais, as

Relacionados

  • Livro Pericia Medica
    151457 palavras | 606 páginas