Aspectos_estruturais_da_consciencia

659 palavras 3 páginas
Aspectos estruturais da consciência

Até o presente momento o autor expunha o que a consciência não era. A partir daqui ele vai dizer o que a consciência é. Para fazer isso, Searle enumera os aspectos mais importantes da consciência. Para ser breve ele se limita aos dez mais relevantes.
Primeiro: subjetividade ontológica. É o aspecto mais importante da nossa consciência neste aspecto fica comprovado que todos os nossos estados conscientes só existem se experimentado por alguém.
Segundo: consciência unificada. A consciência chega até nós de forma unificada, ou seja, experiência unificada. Assim eu posso sentir a pressão dos sapatos em meus pés, o pensamento, o som do transito, etc. “Agora estou pensando em problemas filosóficos e simultaneamente, sentindo uma leve dor no dedo do pé”. ( SEARLE 2000, Pg.74).
Pensar e sentir são dois estados conscientes diferentes, mas fazem parte de um único campo da consciência, que é o unificado. Os pacientes com cérebro dividido são os melhores exemplos da consciência unificada.
A unidade da consciência vem em duas formas: vertical e horizontal. Na unidade vertical todos os nossos estados conscientes são unificados. Mas, segundo Searle, para isso é necessário memória, sem ela não há consciência organizada. Já a unidade horizontal é apenas uma oposição a unidade vertical.
Para Searle a melhor maneira de estudar a nossa consciência é através de seus colapsos e patologias. Os colapsos cerebrais tanto podem ser encontrados em dimensão horizontal, como na vertical. Lembrando apenas, que os pacientes com cérebros divididos apresentam na vertical e os pacientes que tem apenas defeitos de memória, o colapso é na unidade horizontal.
Terceiro: intencionalidade. É um aspecto muito essencial para a nossa sobrevivência. Searle mostra neste aspecto que um estado consciente só é mental em virtude de sua capacidade.
Quarto: humor. Todos os nosso estados conscientes nos vem quando estamos com um determinado tipo de humor. O nome que se dá a

Relacionados