Aspectos Econ Micos E Socias Relacionados Comercializa O Do Caf No Brasi1

347 palavras 2 páginas
Aspectos econômicos e socias relacionados á comercialização do café no brasil
A lógica produtiva implantada pelos cafeicultores paulista justificaram o ritmo acelerado com que os pés de café dominaram nossa economia.
Constituindo um perfil diferente dos antigos grandes proprietários de terra, os cafeicultores do Oeste Paulista sustentaram a produção com uma nova postura. As lavouras eram sistematicamente inspecionadas, as técnicas de plantio eram renovadas e o emprego de infra-estrutura não foi poupado. Os recursos financeiros para tantos empreendimentos foram obtidos do acúmulo de capitais conquistado pela rápida aceitação do produto, o uso de capital financeiro e a dinamização da economia interna.
Sobre esse último aspecto, podemos destacar como o fim do tráfico negreiro contribuiu para que os recursos antes investidos nessa atividade fossem canalizados para a indústria e o comércio. Além disso, esse mesmo fenômeno contribuiu para que a mão-de-obra assalariada fosse adotada em substituição a outrora força de trabalho obtida pela exploração dos escravos negros. Nesse sentido, essa nova experiência abriu portas para formação de novas classes sociais no Brasil.
LENDA DO CAFÉ
Conta a lenda que há mais de 1300 anos, no território de atual Etiópia, um jovem pastor árabe Kaldi observou uma tarde como suas cabras atuavam de uma forma estranha, correndo e dando saltos como loucas, depois de comer arbustos de frutos vermelhos.
O pastor, intrigado pelo que ocorria, decidiu levar as mostras de folhas e frutos a um mosteiro chamado Cheodet, onde os monges por curiosidade puseram os grãos para cozinhar. Ao provar a bebida, acharam tão ruim que jogaram ao fogo o que sobrou.
Mas os grãos, à medida que se queimavam, despediam um agradável aroma.
Os monges tentaram então voltar a preparar uma bebida com os grãos torrados e ficaram fascinados com o resultado.
Ao tomar-se o café, as orações dos monges já não foram suaves e calmas, mas recitadas em coro com alegria.
A lenda conta

Relacionados