Aspectos do Desenvolvimento Regional - Fichamento

Páginas: 6 (1427 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2014
BIBLIOGRAFIA
DUARTE, Fábio; ULTRAMARI, Clovis. Desenvolvimento Local e Regional. Curitiba: Ibpex, 2009. (páginas 32 à 47).

Aspectos do Desenvolvimento Regional

2.1 – Mudanças no conceito de região.
“(...) região é uma categoria analítica do espaço, diferenciando-se conforme a sua visão e a sua formação ideológica. (...) Apresentamos quatro conceitos de região, com base em nossoconhecimento empírico: o primeiro é de que região é uma parte qualquer da superfície terrestre que pode ser definida por seus diversos aspectos, tanto sociais como políticos ou econômicos; o segundo distingue região como uma área que se diferencia do seu entorno por alguma característica própria; o terceiro é aquele que a atende como um simples recorte do território mapeado em escala adequada; por último,o quarto conceito apresenta-a como uma simples ferramenta metodológica – a escolha de uma área geográfica de análise.” (p. 31, 32)
O autor vem nos mostrar que região pode ter vários conceitos que diferem uma das outras, interpretando esses conceitos, podemos tomar como exemplo a região nordeste, onde a mesma possui vários aspectos que a torna diferente das demais regiões do Brasil, podemos citarseus costumes, crenças, culinária, vestimentas, cultura, etnia, turismo, sotaque, gírias, meio social, educação, saúde, música, festividades e muitas outras coisas. A região nordeste é a região brasileira que possui o maior número de estados (9 no total) e também possui divisões territoriais internas, chamadas de sub-regiões, que são: meio-norte, sertão, agreste e zona da mata; que possui níveismuito variados de desenvolvimento humano ao longo de suas zonas geográficas. Podemos também dizer que a região nordeste é um ótimo local para análise, pois há várias coisas típicas e únicas que predominam na mesma.
“O determinismo ambiental foi o primeiro grande paradigma para definição de uma região. Esse paradigma defende que as condições naturais condicionam o homem, ou seja, determinam o seucomportamento socioeconômico. (...) Em antítese ao determinismo ambiental, surge, (...) a chamada vertente possibilista. Tal vertente se contrapõe ao determinismo ambiental, e entende o homem como fator determinante na caracterização das sociedades.” (p. 32)
O autor mostra-nos que a região pode sim definir o meio social, os relacionamentos, comportamentos e até a forma como o homem é visto,tratado e respeitado (ou não) em outros locais fora de sua região. Contrapondo-se a isso, o autor cita a vertente possibilista, onde ele mostra que o homem é quem define quem ele é, como ele se comporta e o seu nível intelectual ou econômico, independentemente da sua região.
“(...) o conceito de região altera-se, valendo-se, portanto, muito mais de ações antrópicas para sua definição e mesmo suadelimitação no espaço. O conceito de região torna-se mais complexo novamente, quando da sua elaboração pela chamada Nova Geografia. Trata-se de uma mudança (...) no arranjo espacial criado pelo homem. (...) Nesse novo entendimento, o homem deixa de ser tão-somente o resultado da natureza em quem vive.” (p. 33)
De acordo com o autor, o conceito de região muda a partir da Nova Geografia, onde elediz que a região agora é definida por seu espaço territorial, ou seja, a região com seus recortes no mapa com escalas de forma adequada e os limites de suas bacias hidrográficas. Ele também mostra que o homem não pode ser mais definido de acordo com a região em que habita, mas que tudo aquilo que está na sua região é essencial para sua sobrevivência.
“Em todos esses diferentes entendimentos deregião, predomina a ideia da identificação de grupos, o que pode levar a identificações políticas, regionalismos, demandas identificadas pelo território que as originam, entre outras. (...) Na prática, em geral, é sabido que são utilizados mais de um critério ao mesmo tempo para se definir uma região, compondo uma combinação de aspectos que se julguem mais relevantes.” (p.36, 37)

2.2 –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FICHAMENTO – ECONOMIA DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
  • Fichamento de regional
  • Desenvolvimento regional
  • Desenvolvimento Regional
  • Desenvolvimento regional
  • desenvolvimento regional
  • desenvolvimento regional
  • Desenvolvimento Regional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!