Aspectos conceituais importantesi

585 palavras 3 páginas
As constantes mudanças no cenário econômico mundial, vêm desafiando as entidades a adequar suas práticas às novas exigências do mercado. Não é de hoje que verificamos que a contabilidade é uma ferramenta imprescindível na gestão empresarial. De longa data, contadores, administradores e gestores estão identificando que as informações contábeis vão além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.

A contabilidade, em síntese, é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma empresa. A gestão de empresas é um processo vasto e complicado, que necessita de estrutura adequada de informações e a contabilidade é, sem sombra de dúvida, uma delas.

Os cálculos contábeis se bem utilizados, são dados que podem ser a diferença para o gestor entre decisões de sucesso e falência iminente. Através das informações contábeis, o gestor empresarial terá condições de verificar como estão os resultados entre outras informações de controle para o sucesso da sua empresa.
Essas informações repassadas pela contabilidade são fundamentais para outro aspecto da empresa que é sua administração. Segundo MAXIMIANO, existem quatro processos administrativos básicos que são: * Planejamento - planejar é o processo de definir objetivos, atividades e recursos. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)
Podemos então definir planejar como o processo de avaliar e estudar a situação atual da organização, prever determinadas situações empresariais, definir objetivos, metas, o que se vai fazer e como se vai fazer. * Organização - organizar é o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realização; é também o processo de distribuir os recursos disponíveis seguindo algum critério. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)
Ou seja, criar um ambiente organizacional que propicie o bom andamento do trabalho, definindo tarefas, autoridade e responsabilidade, colocando as pessoas certas em lugares corretos, definindo

Relacionados