Aspectos Cinesiol Gicos Com Nfase Na Promo O Da Sa De

4267 palavras 18 páginas
Aspectos Cinesiológicos com ênfase na promoção da saúde
Artigo por Pablo Jardim Patron - sábado, 11 de outubro de 2014
Tamanho do texto: A A

A coluna lombar é uma coluna articulada de unidades hidráulicas superpostas
1.1 Introdução Segundo CAILLIET (1979) e RASCH (1991), a um momento qualquer da vida, mais de 80% das pessoas se queixam de dores lombares, sendo estas dores uma das causas freqüentes da ida de pacientes ao médico. Felizmente, a grande maioria das dores lombar é de origem mecânica (má postura, excesso de esforço físico, excesso de carga corporal, etc.). Quando diagnosticados corretamente, responderão ao tratamento orientado para a correção do comprometimento mecânico.

A cada dia que passa, mais importante torna-se a prevenção a estas dores procurando um envelhecimento pleno e saudável. Quanto mais precocemente à prevenção, maiores as chances de se desenvolver um trabalho ideal. Para que isto ocorra, é fundamental o papel do professor de Educação Física na escola como agente de prevenção as lombalgias, visto que muitos dos problemas posturais dos cidadãos de hoje podem se refletir em atitudes dos seus tempos de juventude.

Para obter subsídios nesta pesquisa, foi necessário submeter à amostra a uma bateria de testes que oferecesse dados que pudéssemos confrontar. Neste momento, as provas foram direcionadas a partir do trabalho desenvolvido pelo Projeto Esporte Brasil, na UFRGS, o qual oferece alternativa viável e de baixo custo para avaliar seus alunos nos aspectos de crescimento, aptidão física, desenvolvimento somatomotor e aspectos nutricionais.

O presente estudo tem por finalidade avaliar a Educação Física escolar como um agente de prevenção as lombalgias. A partir dos dados contidos nesta pesquisa poderemos ter alguns indícios da participação da disciplina como agente profilático. A fim de que se possa melhor entender a anatomia e os agentes causadores de dor na coluna lombar, bem como a importância das avaliações precoces na população, uma

Relacionados