Aspectos básicos do diagnostico psicopedagógico

Páginas: 11 (2654 palavras) Publicado: 26 de maio de 2013
Rede Gonzaga de Ensino Superior (REGES)
Mantenedora da Faculdade AVEC de Vilhena – RO



PSICOPEDAGOGIA




ACADÊMICOS: ROSEANE FRANCO DE SÁ LEAL.













VILHENA
2013

Rede Gonzaga de Ensino Superior (REGES)
Mantenedora da Faculdade AVEC de Vilhena – RO











ACADÊMICOS: ROSEANE FRANCO DE SÁ LEAL.













VILHENA 2013INTRODUÇÃO


O presente trabalho fará uma abordagem a cerca de um tema de suma importância que é os aspectos básicos do diagnóstico psicopedagógico, alem de uma Entrevista Familiar Exploratória Situacional, onde busca compreender alguns fatores que esta impedindo a aprendizagem da criança, estará de forma clara também, o primeiro contato telefônico que é geralmente onde inicia-se o laço de afinidadecom o psicopedagogo, e também não poderíamos de citar as queixas dos pais.



















ASPECTOS BÁSICOS DO DIAGNOSTICO PSICOPEDAGÓGICO

É um processo que permite ao profissional investigar, levantar hipóteses provisórias que serão ou não confirmadas ao longo do processo recorrendo, para isso, a conhecimentos práticos e teóricos. Esta investigação permanece durante todoo trabalho diagnóstico através de intervenções e da “... escuta psicopedagogica...”, para que “... se possam decifrar os processos que dão sentido ao observado e norteiam a intervenção”. (BOSSA, 2000, p. 24).

Conforme Weiss,

O objetivo básico do diagnóstico psicopedagógico é identificar os desvios e os obstáculos básicos no Modelo de Aprendizagem do sujeito que o impedem de crescer naaprendizagem dentro do esperado pelo meio social. (2003, p. 32 )

O diagnóstico possui uma grande relevância tanto quanto o tratamento. Ele mexe de tal forma com o paciente e sua família que, por muitas vezes, chegam a acreditar que o sujeito teve uma melhora ou tornou-se agressivo e agitado no decorrer do trabalho diagnóstico. Por isso devemos fazer o diagnóstico com muito cuidado observando ocomportamento e mudanças que isto pode acarretar no sujeito.
Para ilustrar como o diagnóstico interfere na vida do sujeito e sua família, citaremos um exemplo de Weiss: uma paciente, uma adolescente de 18 anos cursando a 7ª série de escola especial, queixou-se à mãe que ela (Weiss) estava forçando-a a crescer. Ela conseguiu fazer a elaboração deste pensamento porque tinha medo de perder o papel nafamília da doente que necessitava de atenção exclusiva para ela. A família percebeu que isto realmente poderia acontecer e era isto também que sustentava seu casamento “já acabado”. Concordou com a terapeuta em interromper o diagnóstico (2003, p. 33).
Bossa nos lembra que a forma de se operar na clínica para se fazer um diagnóstico varia entre os profissionais dependendo da postura teóricaadotada. (p. 96, 2000).
Antes de se iniciar as sessões com o sujeito faz-se uma entrevista contratual com a mãe e/ou o pai e/ou responsável, objetivando colher informações como:
Identificação da criança: nome, filiação, data de nascimento, endereço, nome da pessoa que cuida da criança, escola que freqüenta, série, turma, horário, nome da professora, irmãos, escolaridades dos irmãos, idade dos irmãos.Motivo da consulta;
Procura do Psicopedagogo: indicação;
Atendimento anterior;
Expectativa da família e da criança;
Esclarecimento sobre o trabalho psicopedagógico.
Definição de local, data e horário para a realização das sessões e honorários.

ENTREVISTA FAMILIAR EXPLORATÓRIA SITUACIONAL – EFES

É uma entrevista realizada com a criança e a família pode ser realizada primeiramenteobjetivando compreender:
A queixa nas dimensões familiares; As relações e expectativas familiares com relação à aprendizagem e terapeuta;A aceitação e engajamento da família no diagnóstico;Realização do contrato; Esclarecer o que é um diagnóstico psicopedagógico; Criação de um clima de segurança.
É muito importante o registro fiel dessa entrevista, pois ao longo do processo diagnóstico fatos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diagnóstico psicopedagógico
  • DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO CLÍNICO
  • Diagnóstico psicopedagógico e aprendizagem escolar
  • Fundamentação teórica do diagnóstico psicopedagógico
  • USO DO LÚDICO NO DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO
  • “Gestão escolar: diagnóstico psicopedagógico”.
  • Diagnóstico psicopedagógico linguagem
  • ELEMENTOS DO DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!