Aspectos Ambientais

Páginas: 2 (363 palavras) Publicado: 30 de maio de 2015
O rio Pinheiros nasce no encontro do rio Guarapiranga com o Rio Grande e percorre toda zona sul de São Paulo e deságua no Rio Tietê. Com cerca de 25 km de extensão é margeado pela via expressaMarginal Pinheiros.
Altitude
Chegada a represa Billings = 747
Marginal pinheiros = 721
Marginal tietê = 723
A profundidade do rio é de difícil mensuração. A profundidade mínima no trecho ocorretemporária e esporadicamente quando é executada operação para amortecimento de grandes volumes de água provenientes de ondas de cheia. Segundo o EMAE a dragagem é feita no rio para manter a pronfundidade de 3metros.
Segundo dados da Secretaria de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, o Rio Pinheiros tem uma vazão reduzida, de apenas 10 mil litros/segundo (média anual), ao passo que o rio e suabacia recebem 10.9 mil litros de esgoto (sendo, de acordo com a Sabesp, 82% do esgoto tratados ). O grande volume de água aparente do rio se deve às represas presentes no mesmo, fazendo com que o RioPinheiros seja na realidade uma série de lagoas, que transfere água lentamente ao Rio Tietê. Isso torna a despoluição do rio complexa, lenta e onerosa, já que num corpo d'água corrente, a natureza oxigenao rio, degradando a matéria orgânica.
O Rio Pinheiros e sua bacia são alvo de 290 indústrias e dejetos de 400 mil famílias, sendo enquadrado na Classe nº 4 pelo Decreto Estadual nº 10.755/77,deacordo com a CETESB, em 2009, o Índice de Qualidade das Águas (IQA) do Rio Pinheiros era 28 (Ruim) na saída da Represa Billings, e 20 (Ruim) no deságue no Rio Tietê. Para efeitos comparativos, o IQA daRepresa Billings variava de 53 a 81 (Bom/Ótimo).
A poluição do rio afeta a vida diária das pessoas que moram e trabalham na região. A decomposição dos dejeitos domésticos leva à formação de gássulfídrico, principal responsável pelo mau odor do rio. .Um risco à saúde decorrente da poluição é a grande presença de mosquitos da espécie Culex quinquefasciatus em todo o curso do rio, a proliferaçào de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aspectos ambientais
  • Aspecto ambiental
  • Aspectos Ambientais
  • ASPECTOS AMBIENTAIS
  • Aspecto ambiental
  • Os aspectos ambientais
  • Aspectos ambientais
  • Analise de aspectos e impactos ambientais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!