Aspéctos historicos

Páginas: 12 (2913 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2012
ASPECTOS HISTÓRICOS

A pré-história do Paraná abrange vários milênios. Vestígios mais antigos, encontrados no Rio Paraná, datam de cerca de 7.800 anos; nos sambaquis do litoral são da ordem de 5.600 anos.
Os restos arqueológicos encontram-se predominantemente em depósitos conchíferos de origem antrópica, conhecidos como sambaquis, o que demonstra as atividades do homem pré-históriconos seus hábitos alimentares e nos seus usos e costumes, aproximadamente entre 6.000 e 2.000 anos passados.
Na época dos sambaquis a paisagem era diferente, a extensão das águas do sistema lagunar bem maior e o nível do mar diverso do atual, geralmente mais elevado. Na parte meridional da Ilha do Mel encontram-se dois sambaquis, um na planície arenosa nas imdiações norte do MorroBento Alves, e outro no seu costão, voltado para o Mar de Dentro. Embora de idade desconhecidas, revelam ocupação multimilenar da Ilha do Mel pelo grupo Gê, anterior ao aparecimento dos tupi-guaranis na orla costeira. Além dos sepultamentos, nos sambaquis são encontrados artefatos líticos diversos e numerosos vestígios de fogueiras. Em sua dieta o homem do sambaqui utilizava moluscosprincipalmente ostras e berbigões, além de peixes e crustáceos e outros animais abundantes na região.
Na época do descobrimento o litoral do Paraná, particularmente as margens da Baía de Paranaguá, era habitado pelos carijós, indígenas do grupo étnico tupi-guarani. Cronistas referem-se aos carijós como indios de índole afável, pouco belicosos e de boa razão. Sustentavam-se de caça e pesca,bem como de lavouras. As casas eram bem cobertas e tapadas com cascas de árvore por causa do frio do inverno. Seu patrimônio genético contribuiu para a formação étnica do litoral.
O elemento humano que povoou por muito tempo o litoral paranaense foi o caboclo descendente do português, miscigenado inicialmente com o indígena e posteriormente com o africano. Em 1545 colonos lusosestabeleceram-se no Superagui, e entre 1550 e 1560 na Ilha da Cotinga. Vencido o temor aos carijós os portugueses passaram à terra firme na costeira meridional da baía. Entretanto, as correntes efetivas do povoamento do litoral deram-se no século XVII. Não há referências aos primeiros povoadores europeus da Ilha do Mel. Certamente teriam ascendência portuguesa ou seriam o resultado damiscegenação com o indígena.
As habitações primitivas eram de tábuas e cobertas com folhas de palmáceas, eventualmente com telhas e possuiam assoalho de madeira. Eram construidas afastadas do mar, no meio do areião, a fim de evitar os ventos vindos do oceano. Os habitantes dedicavam-se à pesca, outrora abundante. Além de pescador, o caboclo estava ligado à floresta, onde ia buscar lenha ecoletar frutos, raízes, tubérculos e brotos para a sua alimentação. Utilizava também o solo numa agricultura rudimentar de roçadas.
As roças ficavam distantes da moradia. Cultivavam banana, mandioca, milho e feijão. Pequenos engenhos rudimentares produziam farinha de mandioca, elemento básico na dieta alimentar do pescador. A lavoura constituia mais uma atividade complementar à ocupaçãoefetiva da pesca. Nesta associação de práticas piscatórias e agrícolas o caboclo provia apenas o necessário para o próprio sustento e de sua família.
A chegada dos veranistas, embora tenha criado novas oportunidades, contribuiu para descaracterizar os antigos hábitos, bem como abalar as velhas tradições.
 
Voltar

| |
|Copyright ©2011 - Ilha do Mel Online - Praia de Encantadas - Ilhado Mel - Paranaguá - Pr - CEP 83251-000 |
|ASPECTOS NATURAIS |
|...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aspectos historicos
  • Aspectos historicos do brasil
  • Aspectos históricos da inclusão escolar
  • Aspectos Históricos das RP's
  • ASPECTOS HISTÓRICOS, SOCIAIS E METODOLÓGICOS
  • Aspecto historico da educação
  • Aspectos históricos de Bertioga
  • Aspectos históricos da Caverna do Jabuti

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!