ASNO E A DONA DEMAGOFIA

1407 palavras 6 páginas
O ASNO E A DONA DEMAGOGIA

Estava o Asno a caminhar meio sem rumo quando numa beirada do trajeto encontrou a Dona Demagogia. Esta parecendo algo desgastada, ou com ‘ar’ de desiludida cumprimentou Asno com um sorriso típico dela: aquele sorriso demagógico, velho conhecido de Asno. Este respondeu com naturalidade e foi logo perguntando à Dona Demagogia, o que ela estava fazendo ou esperando ali ao lado da estrada.
Dona Demagogia foi respondendo que fazia algumas reflexões sobre o uso que muitos tem feito de seu nome ou em seu nome. Algo que a incomodava, pois esta sendo comum em qualquer divergência alguém citar que o outro era ‘demagógico’, ou demagogo, ou algo assim.
Asno deu um riso meio irônico que não foi bem compreendido por Dona Demagogia. Ficou inseguro em comentar ou dar a sua opinião sobre a fala de Dona Demagogia. E a mesma continuava a citar casos nos quais ela era usada como exemplo, ou citação, ou rótulo. Asno novamente deixou escapar alguns risos contraídos que logo foram alvo de perguntas de Dona Demagogia.
Ela perguntou: “De que está rindo Asno?”. “Porque ri do que estou falando?”
Asno então respondeu: “Dona Demagogia, acha que é só de você que falam neste mundo?” “Você acha que é só de você que eles usam como exemplo?” “Ei, Dona Demagogia, pare com esta mania de querer ser o centro do universo!”
E Asno continuou: “Esta turma quando entra em discussão ou debates uns falam dos outros também. Ou melhor, usam outros como exemplos na falta de melhores argumentos”.
Dona Demagogia com um olhar espantado, em silêncio escutava Asno falar, até que ele num certo momento disse: “Entendeu, é assim mesmo, um acha que o branco é o certo, o outro acha que o preto é o correto e como ninguém convence ninguém de repente um chama o outro de ‘burro’, ‘tapado’, teimoso, e daí pra frente.”
Asno completou: “E, o outro como resposta vai rotulando o primeiro como ‘demagogo’, ‘arrogante’ ou ‘antipático’ por querer impor uma cor que não um deles não concorda e

Relacionados