ASMA

Páginas: 14 (3497 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013
ASMA
Definição
- “doença inflamatória crônica das vias aéreas, na qual muitas células e elementos celulares têm participação. A inflamação crônica está associada à hiperresponsividade das vias aéreas, que leva a episódios recorrentes de sibilos, dispneia, opressão torácica e tosse, particularmente à noite ou no início da manhã. Esses episódios são uma consequência da obstrução ao fluxo aéreointrapulmonar generalizada e variável, reversível espontaneamente ou com tratamento.”
Epidemiologia
- é uma das condições crônicas mais comuns que afeta tanto crianças quanto adultos
- problema mundial de saúde e acometendo cerca de 300 milhões de indivíduos
- Brasil, existam aproximadamente 20 milhões de asmáticos, se for considerada uma prevalência global de 10%
- As taxas dehospitalização por asma em maiores de 20 anos diminuiram em 49% entre 2000 e 2010. Já em 2011 foram registradas pelo DATASUS 160 mil hospitalizações em todas as idades, dado que colocou a asma como a quarta causa de internações
- mortalidade no país, entre 1998 e 2007, foi de 1,52/100.000 habitantes
Fisiopatogenia
- Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, na qual diversas células e seusprodutos estão envolvidos.
-Entre as células inflamatórias, destacam-se os mastócitos, eosinófilos, linfócitos T, células dendríticas, macrófagos e neutrófilos.
-Entre as células brônquicas estruturais envolvidas na patogenia da asma, figuram as células epiteliais, as musculares lisas, as endoteliais, os fibroblastos, os miofibroblastos e os nervos.
- Dos mediadores inflamatórios já identificadoscomo participantes do processo inflamatório da asma, destacam-se quimiocinas, citocinas, eicosanoides, histamina e óxido nítrico.
- O processo inflamatório tem como resultado as manifestações clínico-funcionais características da doença.
-O estreitamento brônquico intermitente e reversível é causado pela contração do músculo liso brônquico, pelo edema da mucosa e pela hipersecreção mucosa.
-A hiper-responsividade brônquica é a resposta broncoconstritora exagerada ao estímulo que seria inócuo em pessoas normais.
- A inflamação crônica da asma é um processo no qual existe um ciclo contínuo de agressão e reparo que pode levar a alterações estruturais irreversíveis, isto é, o remodelamento das vias aéreas.
História natural
- Lactentes e crianças pré-escolares com sibilânciarecorrente apresentam evoluções variadas, que estão provavelmente vinculadas a diferentes mecanismos imunopatológicos subjacentes que levam a limitação ao fluxo aéreo.
- O risco de persistência da asma até a idade adulta aumenta com a gravidade da doença, a presença de atopia, tabagismo e gênero feminino.
- Não se sabe ao certo ainda se a limitação ao fluxo aéreo associada a asma já existe desde onascimento ou se essa se desenvolve juntamente com os sintomas. Não é clara tampouco a associação entre hiperresponsividade brônquica na criança e o desenvolvimento de asma ou sibilância.
Diagnóstico
- O diagnóstico clínico da asma é sugerido por um ou mais sintomas, como dispneia, tosse crônica, sibilância, opressão ou desconforto torácico, sobretudo à noite ou nas primeiras horas da manhã.
- Asmanifestações que sugerem fortemente o diagnóstico de asma são a variabilidade dos sintomas, o desencadeamento de sintomas por irritantes inespecíficos (como fumaças, odores fortes e exercício) ou por aeroalérgenos (como ácaros e fungos), a piora dos sintomas à noite e a melhora espontânea ou após o uso de medicações específicas para asma.
- É importante destacar que a asma de início recente emadultos pode estar relacionada com exposições ocupacionais.
- O exame físico do asmático geralmente é inespecífico. A presença de sibilos é indicativa de obstrução ao fluxo aéreo; contudo, pode não ocorrer em todos os pacientes.
- Embora o diagnóstico clinico da asma em sua forma clássica de apresentação não seja difícil, a confirmação deve ser feita por um método objetivo, uma vez que os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Asma.
  • Asma
  • asma
  • ASMA
  • Asma
  • Asma
  • ASMA
  • Asma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!