Asma

Páginas: 11 (2523 palavras) Publicado: 4 de julho de 2013
Disciplina: Saúde do Adulto I
Assunto: Asma
Prof.ª: Djeane Mascote
Aula: 03

ASMA
1- DEFINIÇÃO
A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por aumento da reatividade das vias aéreas inferiores (hiperresponsividade brônquica) a uma variedade de estímulos e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento. É uma condiçãomultifatorial determinada pela interação de fatores genéticos e ambientais. Na patogenia da asma, está envolvida uma variedade de células, como os mastócitos, eosinófilos, macrófagos, linfócitos T auxiliadores, e mediadores inflamatórios, como a histamina, triptase, leucotrienos, prostaglandinas, dentre outros. Esses mediadores inflamatórios atuam sobre a via aérea e promovem bronco constrição, secreçãode muco, exsudação de plasma e hiperresponsividade da via aérea.

2- DIAGNÓSTICOS CLÍNICOS
O diagnóstico da asma deve ser baseado em condições clínicas e/ou funcionais. Em grande parte, os achados clínicos são suficientes para estabelecer o diagnóstico de asma, não havendo necessidade de confirmação funcional.
São indicativos de asma:
Um ou mais dos seguintes sintomas: dispneia, tossecrônica, Sibilância, aperto no peito e desconforto torácico, particularmente à noite ou nas primeiras horas da manhã;
Sintomas episódicos;
Melhora espontânea ou pelo uso de medicações específicas para asma (broncos dilatadores, anti-inflamatórios);
Diagnósticos alternativos excluídos (insuficiência cardíaca, DPOC, bronquiolite e outros).


3- DIAGNÓSTICO FUNCIONAL.
Quando não forpossível a confirmação do diagnóstico apenas pelos achados clínicos os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) devem utilizar o apoio dos profissionais especializados existentes na rede, que poderão solicitar os exames complementares a seguir:

3.1 Espirometria
Estudo da função pulmonar, por meio das medidas dos fluxos e volumes gerados nos ciclos respiratórios basais eforçados. Exige a compreensão e colaboração da pessoa submetida ao exame, equipamentos exatos e emprego de técnicas padronizadas aplicadas por profissionais capacitados. Os valores obtidos devem ser comparados a valores previstos adequados para a população avaliada.

São indicativos de asma:
Obstrução das vias aéreas caracterizada por redução do VEF (volume expiratório forçado no 1.º minuto)e da relação VEF/CVF (capacidade vital forçada);
Obstrução ao fluxo aéreo que desaparece ou melhora significativamente após o uso de broncodilatador. Limitação ao fluxo aéreo sem resposta ao broncodilatador em teste isolado não exclui o diagnóstico de asma;
Variações acima de 20% do VEF, espontâneas ou induzidas por tratamento.

3.2- Pico de fluxo expiratório (PFE)
É a medida dofluxo expiratório máximo, obtido com equipamento portátil e expresso em litros por minuto. Tem maior facilidade de execução que a espirometria, sendo utilizado para diagnóstico, para avaliar a gravidade da crise e acompanhamento da pessoa em tratamento. Quando houver disponibilidade pode ser realizado nas UBS por profissional capacitado.
O aumento do PFE de 20% nos adultos e de 30% nascrianças, 15 minutos após uso de broncodilatador de ação rápida, é indicativo de asma.

3.3 Testes adicionais
Em indivíduos sintomáticos com espirometria normal e ausência de reversibilidade demonstrável ao uso de broncodilatador, o diagnóstico pode ser confirmado pela demonstração de hiperresponsividade das vias aéreas com agentes broncoconstritores ou teste de exercício.
Odiagnóstico de alergia deve ser feito mediante uma anamnese cuidadosa tentando identificar prováveis alérgenos desencadeadores das crises, que poderão ser confirmados por meio de provas in vivo (testes cutâneos imediatos) ou in vitro (determinação de concentração sanguínea de IgE específica).

4- CLASSIFICAÇÃO DA GRAVIDADE
A asma pode ser classificada quanto à gravidade em intermitente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Asma.
  • Asma
  • ASMA
  • asma
  • ASMA
  • Asma
  • Asma
  • ASMA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!