Asma, introdução

Páginas: 15 (3603 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
48
Rev Bras Pneumol Sanit 2007; 15(1):
INTRODUÇÃO
A asma, uma das doenças crônicas mais comuns
em todo o mundo, é uma síndrome complexa, com
diferentes fenótipos clínicos em adultos e em crianças.
A grande variedade de apresentações clínicas e de
evolução é um obstáculo para uma classificação única,
passo importante para definições diagnósticas e
terapêuticas. A asma costuma ser classificadasegundo
os fatores desencadeadores de sintomas, a gravidade
e freqüência dos sintomas, ou mesmo de acordo com
a resposta aos tratamentos disponíveis. No entanto,
seria ideal se pudesse ser classificada segundo os
mecanismos moleculares envolvidos na sua gênese e
evolução, o que apontaria diretamente para os alvos
diagnósticos e terapêuticos. Dessa forma, fica a dúvida
se há diferentes tipos de asma ouse há apenas um
mecanismo central com variações na gravidade e nas
interações com outros fatores, determinando diferentes
fenótipos.

LINGUAGEM MÉDICA
ASMA
        A palavra asma é de origem grega e era empregada para expressar a dificuldade respiratória. Hipócrates utilizou a palavra asma no plural. No livro "Dos ares, das águas e dos lugares", no capítulo sobre climas (II,12) menciona que nascidades expostas aos ventos quentes "as crianças são atacadas de convulsões, de asmas..." Também no Aforismo III.22 refere que diversas doenças são mais freqüentes no outono, dentre as quais cita "as asmas". Hipócrates foi, assim, o primeiro a assinalar o vínculo entre a asma e as condições ambientais.
        Celsus (séc. I d.C.), em seu tratado De medicina, livro IV.8 escreveu: "Há uma doençaque entre os gregos recebe diferentes nomes conforme a sua intensidade. Consiste em dificuldade de respirar; quando moderada e sem sufocação é chamada dispnéia;
quando mais acentuada, de modo que o paciente respira com ruído e esforço, asma
, e quando a respiração só é possível na posição erecta, ortopnéia".
        Aretaeus, no séc. II d.C., descreveu a asma como dispnéia de esforço: "Adificuldade de respiração que se manifesta quando o paciente corre, faz exercícios ou executa qualquer outro trabalho é chamada de asma; a doença chamada ortopnéia é também chamada asma". Em sua descrição clínica da asma registrou o aparecimento de ruídos no tórax (estertores e sibilos).
        Girolamo Cardano, no início do século XVI, obteve grande fama ao curar o arcebispo de St. Andrews de umaafecção pulmonar que ele julgava fosse tuberculose e que, na realidade, era asma. O sucesso do tratamento foi devido em grande parte à substituição do leito de penas por outro de seda.
        Van Helmont (1577-1644), ele próprio um asmático, legou-nos uma descrição pormenorizada da asma, mencionando a produção de crises quando inalava poeira de casa ou comia peixe.
        Em 1860, Salter reuniu osconhecimentos adquiridos até então sobre asma, em um livro intitulado On asthma, its pathology(patologia) and treatment(tratamento). Neste livro deu especial ênfase ao papel etiopatogênico ao que chamou de "emanações animais". Refere-se especialmente ao gato, cão, coelho, cavalo e boi".
        Os chineses, há cerca de 4.000 anos, já tratavam a asma com um preparado de uma planta nativa naMongólia, por eles chamada Ma Huang, e que foi identificada à Ephedra vulgaris. As primeiras investigações científicas sobre esta planta foram realizadas na Universidade Imperial de Tokio, por Nagai, quem, em 1887, isolou desta planta o alcalóide a que denominou efedrina.
        A introdução da efedrina na medicina ocidental ocorreu após o trabalho de divulgação de Chen & Schmidt, publicado noJournal of Pharmacology, em 1924.
        A palavra asma escreve-se em grego com a letra teta entre a primeira e a segunda sílaba. Na passagem do grego para o latim, a letra teta é substituída por th (asthma).
        Embora o dígrafo th tenha o valor fonético de t antes de vogal, em asthma o mesmo não é pronunciado. Conservou-se, entretanto, na escrita, em francês (asthme), inglês e alemão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Asma
  • Asma.
  • Asma
  • ASMA
  • asma
  • ASMA
  • Asma
  • Asma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!