Asma Bronquica

Páginas: 10 (2375 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2015
ASMA
A asma brônquica é uma doença respiratória muito comum provocada por uma inflamação dos pequenos canais de ar dos pulmões, chamados bronquíolos. O processo inflamatório leva à formação de edemas, aumento da produção de muco e espasmo da árvore respiratória, dificultado a passagem de ar pelos pulmões. Este processo recebe o nome de broncoespasmo e é caracterizado por dificuldade emrespirar, chiado, tosse e sensação de opressão no peito.
Neste artigo vamos explicar a asma, abordando as suas causas, sintomas, diagnóstico e opções de tratamento.
O QUE É A ASMA
Para podermos explicar o que é a asma e como ela surge, precisamos primeiro passar por alguns aspectos básicos da anatomia das vias respiratórias.
Asma
Asma brônquica
Quando inspiramos, o ar entra pela narina (ou boca), passapela laringe e chega à traqueia, um calibroso tubo que dá origem ao trato respiratório inferior. A traqueia bifurca-se, formando os brônquios principais, cada um indo em direção a um dos pulmões. Conforme avançam para o interior dos pulmões, os brônquios vão se ramificando em segmentos cada vez menores, chamados de bronquíolos, que, por sua vez, terminam nos alvéolos, estrutura onde ocorre aoxigenação do sangue. Os bronquíolos terminais são canais de ar tão pequenos, que possuem diâmetro de apenas 0,5 milímetros.
Por motivos ainda não bem esclarecidos, os pacientes com asma desenvolvem um processo inflamatório crônico nas suas vias respiratórias pequenas. Esta inflamação faz com que o asmático seja uma pessoa com um pulmão extremamente sensível. Estímulos ambientais simples, tais comoexposição a pólen, fumaça, poeira, frio, etc., que são facilmente tolerados pelos pulmões de pessoas sadias, costumam provocar uma intensa reação alérgica nos pulmões dos pacientes com asma. Essa reação exacerbada leva à formação de edemas nos bronquíolos, produção excessiva de muco e espasmos na musculatura dos brônquios (broncoespasmo), fatores que provocam uma grande redução no calibre dasvias aéreas, dificultando a passagem de ar. O indivíduo com crise de asma tem dificuldade para inspirar, mas uma dificuldade ainda maior de expirar, fazendo com que parte do ar inalado fique preso dentro dos alvéolos, provocando uma hiperinsuflação dos pulmões. Felizmente, essa obstrução provocada pela redução do calibre das vias aéreas é um processo reversível, característica essencial quedistingue a asma da bronquite crônica e do enfisema pulmonar, doenças conhecidas como DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). A asma é uma doença que pode desaparecer ou apresentar grande melhoria na adolescência. Em alguns casos, ela desaparece e retorna anos depois na vida adulta; em outros, ela vai embora e nunca mais volta. Também há os pacientes que irão desenvolver asma pela primeira vezsomente na vida adulta, alguns somente na 3ª idade.
SINTOMAS DA ASMA
A asma é uma doença que pode surgir em qualquer idade, mas é mais comum em crianças. Em 75% dos casos, ela se manifesta antes dos 7 anos de idade. Estima-se que a doença acometa cerca de 10% da população pediátrica e 5% dos adultos.
Os sinais e sintomas mais comuns da asma são a falta de ar, o broncoespasmo (caracterizado por umchiado no peito durante a respiração) e a tosse. Muitos pacientes também queixam-se de sensação de peso ou compressão no peito. Um característica típica da asma é o agravamento dos sintomas à noite.
A asma costuma se manifestar em ataques, que vão e voltam, e são desencadeados por alguns fatores conhecidos, como viroses respiratórias, fumaça, frio, poeira, pelo de animais, etc. Quando fora das crises,o paciente habitualmente não apresenta sintomas, porém, algum grau de broncoespasmo costuma estar presente, principalmente nos pacientes com formas mais graves de asma. Em geral, estes indivíduos adaptam-se a esta leve diminuição do calibre das suas vias respiratórias e não referem queixas durante o seu dia a dia, a não ser que precisem fazer algum esforço.
A asma costuma ser classificada como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Asma bronquica
  • Asma Brônquica
  • Asma Bronquica
  • Asma Brônquica
  • asma bronquica
  • Asma bronquica
  • Asma Bronquica Broncodilatadores Beta agonistas
  • Atuação do enfermeiro como orientador na prevenção da asma bronquica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!