Asistente social e reforma sanitária

Páginas: 4 (756 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
O Sistema de Saúde Brasileiro vem apresentando vários problemas, todos relacionados de alguma forma à política vigente em cada momento histórico do país. Para alcançarmos o estágio atual do SUS,faremos um pequeno desenvolvimento histórico.

A Europa, na 2ª metade do século XIX, passava por um momento de crescente industrialização e urbanização, com grande número de fábricas e aumento daaglomeração humana nas cidades na busca por emprego e melhores condições de vida. Dentro desse quadro, houve deterioração das condições de vida da população pobre e conseqüente aumento significativo nonúmero de epidemias, originando maior pressão social da massa operária urbana sobre o Estado, surgindo correntes de pensamento pregando o socialismo. Este cenário começa a exigir uma intervenção do Estadona sociedade de forma geral, inclusive no que se referia à questões de saúde.

O quadro citado também foi reproduzido no Brasil, onde a desigualdade no acesso aos serviços de saúde tem origensremotas. Até o início do século XX a cura de doenças era realizada por instituições de caridade sustentadas pela igreja e por doações, ou por médicos que atendiam apenas aqueles que podiam pagar por seusserviços. O Estado não participava dessa assistência.

Em 1923 a Lei Elói Chaves representa um marco no surgimento da Previdência Social Brasileira, com a criação das Caixas de Aposentadorias ePensões (CAPs). Através delas algumas empresas, inicialmente as das estradas de ferro, ofereciam aos seus funcionários assistência médica, além de aposentadorias e pensões. A assistência médica curativaprestada pelas CAPs era financiada pelas empresas e seus empregados.

As CAPs cresceram bastante, sendo que algumas categorias profissionais já possuíam hospitais próprios e, em 1932, foramtransformadas em Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs). Estes Institutos atendiam trabalhadores de uma determinada categoria profissional e já havia alguma participação do Estado. Nesse momento a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A RELAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL COM A REFORMA SANITÁRIA
  • Serviço social e o movimento da reforma sanitaria brasileiro
  • Projeto etico_Politico do Serviço Social e sua Relação com a Reforma Sanitária
  • REFORMA SANITÁRIA
  • Reforma Sanitária
  • REFORMA SANITÁRIA
  • Reforma sanitária
  • Reforma sanitaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!