Asgumentos Linguísticos

582 palavras 3 páginas
PAOLLA CAROLINE DA SILVA – RA: B904933

ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA
REFLEXÕES SOBRE A LÓGICA ARGUMENTATIVA DO DISCURSO JURÍDICO

RESENHA

Campinas, 2013

ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA
REFLEXÕES SOBRE A LÓGICA ARGUMENTATIVA DO DISCURSO JURÍDICO

Comunicação e Expressão
Profª Adriana Heitmman

Campinas, 2013

A Argumentação Jurídica e o Discurso Jurídico
“ A argumentação jurídica é a arte de procurar em situação comunicativa, os meios de persuasão disponíveis”. - Vitor Manuel Rodriguez (2005, p. 13)
Ao analisar o texto descrito, é possível entender que para exercer a profissão no meio jurídico é necessário o saber referente à argumentação, críticas e conhecimento na área em que se está operando.
Como ressaltado nos estudos feitos sobre a Argumentação Jurídica feito por Silvia Maria Pinheiro Bonine Pereira, os recursos tecnológicos com capacidade de oferecer muita informação acabam trazendo pouca compreensão de seus utilizadores. Ou seja, a geração que foi criada com diversas informações tem demonstrado cada vez menos, capacidade de produzir construções argumentativas eficazes. Essa incapacidade acaba impedindo o jurista de obter uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos, que de maneira ou outra, convencem alguém a aceitar uma idéia, ou realizar uma ação, junto à leitura dos argumentos. É necessário um bom jurista entender e estudar profundamente sobre o assunto que está sendo tratado para que sua capacidade de argumentação e seu manejo feito com habilidade, trazendo segurança ao defender ou acusar alguém em determinado assunto, fazendo com que o Magistrado seja convencido em sua argumentação, de maneira que consiga transformá-la em uma tese jurídica. Além da habilidade de argumentação, é obviamente necessário obter eficácia de autoridade científica, pois se presume que o Relator do julgado é uma autoridade com visível e amplo conhecimento jurídico. Mais a

Relacionados