Asfwfwef

17088 palavras 69 páginas
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
Questões de 91 a 135
Questão 91 Questão 92

Os melhores críticos da cultura brasileira trataramna sempre no plural, isto é, enfatizando a coexistência no Brasil de diversas culturas. Arthur Ramos distingue as culturas não europeias (indígenas, negras) das europeias (portuguesa, italiana, alemã etc.), e Darcy Ribeiro fala de diversos Brasis: crioulo, caboclo, sertanejo, caipira e de Brasis sulinos, a cada um deles correspondendo uma cultura específica.
MORAIS, F. O Brasil na visão do artista: o país e sua cultura. São Paulo: Sudameris, 2003.

Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo? Cliente – Estou interessado em financiamento para compra de veículo. Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente? Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco. Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).

Considerando a hipótese de Darcy Ribeiro de que há vários Brasis, a opção em que a obra mostrada representa a arte brasileira de origem negro-africana é:

Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido A
Rubem Valentim. Disponível em:http://www.ocaixote.com.br. Acesso: em 9 jul. 2009.

A B C D E

à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade. à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco. ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais). à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo. ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.

B

Athos Bulcão. Disponível em: http://www.irbr.mre.gov.br. Acesso: em 9 jul. 2009.

Questão 93

Analise as

Relacionados