Asff

Páginas: 5 (1014 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2012
Escola Superior de Administração

Marketing e Comunicação








4ª. PREPARAÇÃO PRÉVIA

BLOCOS ECONOMICOS REGIONAIS


Módulo D – Integração na Ásia e na África


Professor:
Antônio Carlos de Oliveira


Alunos: Vânia de Oliveira Lima










Uberlândia – 23/nov/2012
4ª PREPARAÇÃO PRÉVIA

Módulo D – Integração na Ásia e na África
Overview do Módulo:
1.Você sabia que desde a década de 1960 existem iniciativas de formação de blocos econômicos na Ásia?
2. E que hoje a APEC é o maior Bloco Econômico do planeta?
3. Você já ouviu falar da SADC?
4. Você sabe que graves problemas a SADC enfrenta para conduzir um processo de integração econômica entre países africanos?
Nesse bloco você conhecerá o histórico e a situação atual dos processos deintegração econômica na Ásia e na África.

Objetivo do Módulo:

Ao final deste módulo o aluno deve ser capaz de:

- Compreender plenamente o histórico, a situação atual e as dificuldades da integração econômica na Ásia e na África.

Atividades de Aprendizado:
Neste módulo serão realizadas as seguintes atividades:

Esta atividade procurará desenvolver o raciocínio crítico e também o analíticodos alunos.

- Resumo: na penúltima aula deste módulo, todos os alunos individualmente entregarão ao professor breve resumo dos capítulos 4 e 5 do livro Integração Regional: os blocos econômicos nas relações internacionais de MENEZES, A. M., PENNA FILHO, P. Padrão de resumo: impresso (A4), no máximo 06 páginas. Letra Arial 12, espaçamento simples.

Preparação Prévia:

- Leitura prévia doscapítulos 4 e 5 do livro Integração Regional: os blocos econômicos nas relações internacionais de MENEZES, A. M., PENNA FILHO, P, e/ou de qualquer capítulo de qualquer livro sobre o assunto, inclusive da bibliografia complementar do curso, conforme recomendação do professor.






RESPONDA A QUESTÃO A SEGUIR.

QUESTÕES PARA REVISÃO (PARA CORREÇÃO EM SALA DE AULA) – ENADE 2009 (RELAÇÕESINTERNACIONAIS):

[pic]

[pic]


A coalizão G-20 foi oficialmente formada na fase final de preparação da Reunião Ministerial de Cancún da OMC (Organização Mundial do Comércio), de setembro de 2003, foi uma resposta imediata à proposta de negociação agrícola, estruturada e pré-determinada pelos Estados Unidos e União Européia. A aceitação do documento, por parte do uruguaio Carlos Perez deCastillo, então presidente do Conselho Geral da OMC, como documento framework, para as negociações, foi o estopim para o alinhamento dos países em desenvolvimento em torno do G-20. Essa proposta era pouco ambiciosa, quanto às metas de diminuição de subsídios à exportação dos países desenvolvidos e de liberalização e acesso a mercados agrícolas. São membros do G-20: África do Sul, Argentina,Bolívia, Brasil, Chile, China, Cuba, Egito, Filipinas, Guatemala, Índia, Indonésia, México, Nigéria, Paquistão, Paraguai, Tailândia, Tanzânia, Uruguai, Venezuela e Zimbabue. A rodada Doha ou ronda de Doha (abreviaturas de «ciclo de negociações multilaterais de Doha») é uma ronda de negociações da Organização Mundial do Comércio que visa diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo, com foco no livrecomércio para os países em desenvolvimento. As conversações centram-se na separação entre os países ricos, desenvolvidos, e os maiores países em desenvolvimento (representados pelo G20). Os subsídios agrícolas são o principal tema de controvérsia nas negociações.
A rodada Doha das negociações da OMC começou em novembro de 2001, com previsão de término em 2006. O objetivo era a adesãoà Agenda de Desenvolvimento de Doha, e a partir daí negociar a abertura dos mercados agrícolas e industriais. A intenção declarada da rodada era tornar as regras de comércio maislivres para os países em desenvolvimento.[2] A conferência de Cancún em 2003, que tinha como objetivo "planejar um acordo concreto sobre os objetivos da rodada Doha", fracassou após quatro dias de discussão entre os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • asff

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!