asfdasfasf

657 palavras 3 páginas
A separação de substâncias presentes em materiais de uso comum é atrativa. Neste trabalho apresentaremos uma forma de extração da Cafeína (um alcalóide – classe de produtos naturais – que apresenta propriedades de bases nitrogenadas) de fácil execução.

Utilizaremos várias técnicas como: Extração com água, filtração simples e partição. E vários reagentes como: Solução saturada de carbonato de sódio, diclorometano e certa quantidade de Chá Preto.

Depois será feita a purificação por sublimação através do método de aquecimento direto em chapa e o cálculo do rendimento do processo de extração.

INTRODUÇÃO O isolamento de compostos orgânicos a partir de fontes naturais é um tipo de experimento muito empregado em disciplinas experimentais de graduação em química orgânica. A extração de cafeína das folhas de chá mate (Ilex paraguariensis) é um exemplo bastante popular em livros texto de química orgânica experimental. (PAVIA et al, 1998)

Esse experimento geralmente é empregado nas disciplinas iniciais de química orgânica, onde são apresentadas as principais técnicas de isolamento, purificação e caracterização de substâncias. O experimento alia a motivação do estudante, através da utilização de um produto de uso cotidiano, ao aprendizado de técnicas de extração com solventes e purificação de substâncias naturais, no caso a cafeína. Além disso, os reagentes empregados são de baixo custo e não tóxicos. Com o mesmo propósito, embora de forma menos abundante, a literatura cita a extração de cafeína a partir de outras fontes como, por exemplo, o café (Coffea arabica) e o chá preto (Camellia sinensis). (BRENELLI, 2003)

O chá preto (Camelia sinensis) é um arbusto sempre-verde que cresce em regiões tropicais ou sub-tropicais. Pode atingir mais de 10 metros de altura, mas é mantido, através de podas regulares, nos 90 a 110 cm, uma altura mais conveniente para colheita. (Site 01)

A Cafeína é um alcalóide que se encontra na natureza, em mais de 63 espécies de plantas

Relacionados