asfasfa

17875 palavras 72 páginas
COLÉGIO META

BIOQUÍMICA

Prof. ABEL SCUPELITI ARTILHEIRO

SÃO PAULO
2012

1
BIOQUÍMICA

CAPÍTULO 1 - BIOQUÍMICA E ORGANIZAÇÃO CELULAR

Todos os seres vivos usam o mesmo tipo de moléculas e energia em seu metabolismo. Todas as células e biomoléculas das quais as células são sintetizadas foram originadas a partir de moléculas muito simples como H2O, CO2 , N2, NH3 e outras. O aparato celular de organismos vivos é construído a partir de compostos orgânicos (as biomoléculas).
1) BIOMOLÉCULAS
As biomoléculas são moléculas de compostos orgânicos que constituem os seres vivos como: proteínas, ácidos nucléicos, polissacarídeos. Os polímeros formados por algumas moléculas orgânicas são importantes para a construção do organismo pois é através deles que se formam as biomoléculas poliméricas. Os polímeros são formados pelos monômeros (pequenas moléculas orgânicas que se polimerizam). Os principais monômeros que constituem os organismos vivos são: aminoácidos, nucleotídeos e os monossacarídeos.
Os aminoácidos reagem entre si dando origem às proteínas que constituem grande parte das células. A Figura 2 mostra a formação de um dipeptídio. As proteínas são importantes no controle do transporte de substâncias pela membrana, na atividade dos genes, na contração muscular e nos movimentos internos da célula. A representação geral dos aminoácidos é mostrada na Figura 1.
O
H2N

CH

C

OH

R

FIGURA 1 – Estrutura geral dos aminoácidos.

O
H2N

CH C

O
OH

+

H2N

CH3

CH C

OH

CH3

O

O
H2N

CH C
CH3

N
H

CH

C

OH

+

H2O

CH3

FIGURA 2 - Representação de um dipeptídeo.
Bioquímica

Prof. Abel Scupeliti Artilheiro

2
Os nucleotídeos são estruturas formadas por três substâncias químicas: base nitrogenada, pentose e fosfato como mostra a Figura 3. São os nucleotídeos que se encadeiam e dão origem aos ácidos nucléicos (DNA e RNA) que desempenham papel fundamental no núcleo.
NH2

N

N

O

Relacionados

  • Haada asfasfa sd as
    537 palavras | 3 páginas
  • sfnsd sfsfsdf asfasfas
    433 palavras | 2 páginas