ASDSGFD

821 palavras 4 páginas
VISITA TÉCNICA À SABESP – PRESIDENTE PRUDENTE
(CAMPUS I)

A Sabesp assumiu os serviços de água e esgotos no município Presidente Prudente em outubro de 1978. A cidade é abastecida por dois sistemas: uma estação de tratamento e seis poços profundos, com capacidade de 832,7 litros por segundo.
O esgoto é processado na Estação de Tratamento Presidente Prudente com capacidade de 493 litros por segundo.
O sistema de esgotamento sanitário permitirá a preservação dos Córregos Limoeiro, Pereira e afluente do córrego da Anta.

Ao iniciarmos a nossa visita a SABESP logo percebemos a dimensão da sua propriedade, já que toda a água da região urbana da cidade volta para lá, assim pode-se entender o porque do tamanho de sua estrutura. E vai muito além apenas de seu tamanho, toda a fase de limpeza da água para a reutilização da mesma é milimetricamente calculada, todas as dimensões são calculadas, inclinação de rampa, intervalo de tempo de um tanque para o outro, etc.
Após a água sair de todas as casas de presidente prudente no perímetro urbano ela é encaminhada até a SABESP, chegando lá passa por várias fases de preparação da água, que são:
Chegada da água bruta:
É a primeira fase após a chegada da água na SABESP, possui uma vazão média de 2.700 m³/h (750 L/s), é responsável pela desinfecção da água com o auxílio da Calha Parshall (responsável pela mistura rápida de reagentes), nessa fase é feita a aplicação de coagulante, alcalinizante e de auxiliar de coagulação. Nessa fase a mistura da água é rápida.

Fase de coagulação:
Ocorre imediatamente após a adição do coagulante, estabilizando ao longo da canaleta de escoamento da água coagulada.
O processo de coagulação tem a finalidade transformar as impurezas da água que se encontram em suspensão fina em estado coloidal.

Fase de floculação:
É composta por nove câmaras, três para cada decantador, cada câmara possui um volume de 130 m³. A água permanece na fase de floculação por 26 minutos, com agitação das

Relacionados