asdsadsadasdasd

373 palavras 2 páginas
Agrupamento de Escolas Alves Redol

Detetive-História

Da fome, da peste e da guerra livrai-nos Senhor !

Em que contexto é usada esta frase?

Esta frase é uma oração que faz parte da Ladainha de Todos os Santos.

Quando é que foi utilizada esta frase?

Esta fase foi usada durante o período de tempo em que a Peste Negra chegou e se propagou pela Europa, no século XIV.
Como esta frase está inserida na Ladainha do Todos os Santos continua a ser utilizada hoje em dia.

Onde é que foi utilizada esta frase?

Esta fase era ouvida por todos reinos Católicos da Europa.

Porquê era utilizada esta frase?

Esta era uma oração muito dita, pelos Portugueses no século XIV, pois nestes séculos, a Europa estava com sérios problemas.
A fome era sentida nos campos e nas cidades. A causa foi a população aumentar cada vez mais e a produção agrícola não acompanhar esse crescimento, pois faltavam as inovações técnicas.
No início do século XIV, o clima tornou-se mais frio e mais húmido, prejudicando a produção de cereais, alargando a falta de alimento, a todo o lado. A população estava subalimentada e estava consequentemente propensa a doenças epidémicas, das quais uma se destacou a « Peste Negra », que entre os anos de 1347 e 1350 se espalhou por toda a Europa, incluindo Portugal, e calcula-se que matou cerca de um terço dos habitantes Europeus. Para se juntar à fome e à peste, apareceu a Guerra.
Houve uma guerra muito grande entre dois importantes países da Europa, França e Inglaterra. A guerra durou desde o ano 1337 a 1453, ficando conhecida como a Guerra dos Cem Anos. Os exércitos nas suas deslocações pilhavam e destruíam tudo o que podia.
A nível da Península Ibérica, também houve Guerras entre Portugal e Castela. O rei de Portugal, naquela altura D.Fernando, achava que tinha direito ao trono Castelhano, e então invadiu o pais vizinho, o que não lhe serviu de nada, pois das várias vezes que o tentou, apenas

Relacionados