Asdsaddsa

403 palavras 2 páginas
Resenha critica

No livro “Sobre a televisão” é aberta uma discussão sobre a cultura da televisão no espaço da mídia. Bourdieu revela ainda os mecanismos de censura que estão na televisão, por trás daquilo que é transmitido e lança um alerta para o perigo que tais mecanismos representam para todo mundo.
Uma importante questão abordada no livro é o uso da televisão ao alcance dos intelectuais. Podemos observar certas posturas relatadas pelo autor, onde jornalistas, escritores e pesquisadores participam da televisão visando à popularidade e também é observado que o uso desta é restrito como meio de difusão cultural.
Bourdieu diz que a televisão ao mesmo tempo em que transmite uma mensagem, omite outras, ou seja, só mostra aquilo que interessa para a emissora. Mesmo com o tempo restrito de programação, ainda encontramos muitos jornais, talk shows, novelas que insistem em transmitir coisas fúteis, afinal essas mesmas coisas vendem e o entretenimento alimenta o bolso dos empresários.
De fato, A TV coloca em risco diferentes áreas do conhecimento, assim como a vida política e a cidadania. Em seus estudos, foi desenvolvida uma análise sobre o jornalismo televiso, como um campo social:

"Um campo é um espaço social estruturado, um campo de forças – há dominantes e dominados, há relações constantes, permanentes, de desigualdade, que se exercem no interior deste espaço – que é também um campo de lutas para transformar ou conservar este campo de forças." (Bourdieu, Pierre. Sobre a Televisão. Jorge Zahar Editor, 1997, p. 57.)

De acordo com ele, o universo do jornalismo é um campo que está sob a pressão de outras esferas, como a econômica, a partir de uma realidade a qual a TV cada vez mais se submete: o índice de audiência.
Salvo alguns poucos programas informativos das emissoras do território nacional, a maioria deles excede a dose de temas que tratam sobre o despeito ou a desconsideração dos valores humanos e éticos. É a superexposição e banalização da violência,

Relacionados