aSDsaDasdASDSADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

643 palavras 3 páginas
Estereótipo e Preconceito

Sorocaba/SP
2014
Estereótipo
Estereótipo vem do grego e significa impressão sólida. No âmbito das relações sociais e étnicas, um estereótipo é tido como uma generalização excessiva e indevida de um comportamento, uma atitude ou uma qualidade relativa a um determinado grupo étnico que tanto pode resultar numa avaliação positiva como numa avaliação negativa da questão em causa.
No entanto, a maior parte dos estereótipos encerra avaliações negativas, ainda que os objetivos sejam aparentemente positivos. É o que acontece, por exemplo, quando alguém diz que os negros são musicais ou que os judeus são solidários entre si. Tais afirmações podem trazer consigo a conotação de que, no 1.º caso, aqueles indivíduos serão pouco dotados para outros tipos de trabalho, e que, no 2.º exemplo, aquele povo segrega outras comunidades.
A fronteira entre estereótipo e realidade objetiva é ténue e, por vezes, difícil de estabelecer. No entanto, qualquer generalização excessiva relativa a um grupo étnico é considerada um estereótipo mesmo quando baseada em estudos científicos e estatísticos. Ou seja, o fato de uma grande parte de um grupo social ou étnico possuir uma característica específica, como, por exemplo, a violência, mesmo a ser verdade não implica que todos os membros daquele grupo tenham essa característica.
Exemplos de estereótipos:
Os japoneses são educados e reservados;
Os alemães são sérios;
Os italianos são alegres;
Os jovens são irreverentes;
Os mais velhos são conservadores;
As mulheres são intuitivas;
Os bombeiros são heróis;
Os funcionários públicos trabalham pouco;
Preconceito
Preconceito é uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. As principais formas são: preconceito racial, social e sexual.
O preconceito racial é caracterizado pela convicção da existência de indivíduos com características físicas hereditárias, determinados

Relacionados