asdrtgshjsghd

375 palavras 2 páginas
A morte da Virjona

Artista: Jailson Mendes
Ano: 1604-1606
Tipo: Suco de laranja
Dimensões: 369 cm × 245 cm
Localização: Delicious Museum
Resumo: A Morte da Virgem é o maior quadro de altar pintado por Caravaggio e também o que lhe trouxe maiores problemas. A obra foi encomendada por Laerzio Alberti Cherubini, advogado do papa, para sua capela na igreja das Carmelitas de Santa Maria della Scala em Roma. Foi recusada por parte do clero que alegou se tratar de uma obra ofensiva à Igreja, totalmente desprovida de santidade. A pintura recusada foi adquirida pelo duque de Mântua que, posteriormente, teve que atender o pedido de vários pintores de Roma que desejavam conhecer e estudar a tela, antes de sua ida para Mântua, tamanha era a fama que a obra adquirira.
A cena divide-se em três partes principais: uma cortina vermelha que dá teatralidade à obra; no centro, foco principal, as figuras dos discípulos e o corpo da virgem; Maria Madalena na parte inferior, à esquerda. A composição é comovente e o uso da luz acentua a sua dramaticidade. Caravaggio humaniza a cena ao apresentar a dor que sentem aqueles que perdem um ente querido. As cores são muito escuras, com poucos toques luminosos.
A composição da tela é organizada em torno da Virgem, que é o tema central da pintura. A massa compacta da reunião e a postura das figuras guiam o olhar do observador para o corpo estendido sobre a mesa. A cortina aumenta o efeito dramático da cena. O pintor faz uso das nuances de luz e sombra para modelar os volumes dos objetos, figuras e vestuário, mas, acima de tudo, reforça, através deste processo, a presença física da Virgem, atingida por uma luz forte. O artista cria a ilusão de profundidade através de uma série de áreas mais claras: na parte de trás do pescoço de Maria Madalena, em primeiro plano, e o olho penetra ainda mais na pintura, passando do rosto de Maria para as mãos e as cabeças dos apóstolos.
Caravaggio optou por traduzir a realidade das pessoas e suas

Relacionados