ASDHAHDA

1124 palavras 5 páginas
Meia noite, cansado e com sono, lá estava eu, andando pelas ruas sujas e desertas dessa cidade. Minhas únicas companhias eram a Lua e alguns animais de vida noturna. Num canto havia um cão e um gato tentando encontrar alimentos, revirando latas de lixo. Em outro ponto da rua, ratos entravam e saíam de um esgoto próximo à padaria da esquina. Eu estava tentando lembrar por que havia saído tão tarde do emprego, quando ouvi uns passos atrás de mim.vina. Era audacioso esse seu projeto de partir em cruzada, e em prol dele viveu muito tempo arquitetando colocá-lo em prática, mesmo sem a ajuda dos reis. Não conseguiu o seu intento, no entanto. O destino de Cristóvão estava atrelado a ser o de patrocinador, desbravador, descobridor e povoador da América.
Pela ótica de Todorov, Colombo não foi considerado um homem moderno, ao contrário, foi arcaico até em professar a sua religiosidade e enfatiza:como se aquele que faria nascer um mundo novo já não pudesse mais fazer parte dele. Essa evidência ficou explícita no desenrolar da descoberta. Com a natureza, no entanto, manteve relações de intimidade e prazer. Afirmou que a terra que ele via era na verdade um continente; fundamentava sua convicção numa divisão tríplice: a abundância de água doce, a autoridade dos livros santos e a opinião de outros homens encontrados. Esses três argumentos embora dispostos em planos diferenciados, dividiu o mundo de Colombo em natural, divino e humano.
Com base em pesquisas, Colombo demonstrou ser finalista e nem um pouco empirista; empenhava autoridade e de fato deveria saber de antemão o que iria encontrar. Mas com a natureza tinha muita perspicácia, muito mais do que quando tentava compreender os indígenas, seu comportamento, suas línguas; era difícil estabelecer comunicação com os índios principalmente porque ao que tudo indica, não se preocupava muito com essa questão por estar preocupado consigo mesmo, certamente não reconhecia também a diversidade das línguas de modo geral, por não

Relacionados