asdgasd

1560 palavras 7 páginas
Trabalho de economia, Etapa 3 e 4

Alunos: Anderson Cesar S. Sepe Iago Matheus Fernandes Francielle S. M. de Souza Natália de Freitas Martins Wilson G. Souza Ra: 8485197004 9902005830 8486210706 8074779831 9902009836 Turma : 1B
Etapa 3
1. O que é utilidade? Pode-se medir a utilidade que o consumo de determinado bem proporciona? De que forma?
Utilidade é o conceito econômico atribuído à satisfação pelo consumo de bens ou serviços. É muito difícil quantificar, atribuir valores a utilidade de um bem (utilidade cardinal), porém é possível ordenar as preferências do consumidor (utilidade ordinal). As pessoas possuem preferências diferentes, e assim, individualmente atribuem diferentes utilidades para um determinado bem, produtos que geram grande satisfação para um consumidor podem não gerar para um outro indivíduo, mesmo que esse possua renda e recursos disponíveis similares ao primeiro, ele pode possuir gostos e necessidades diferentes .
2. Qual é o significado da lei das utilidades marginais ponderadas?
A Lei da utilidade marginal expressa que em uma relação econômica a utilidade marginal decresce à medida que se consome mais uma unidade. A utilidade total de um bem cresce quando se consome maiores quantidades dele, mas seu incremento da utilidade marginal é cada vez menor.
3. O que é excedente do consumidor?
O Excedente do Consumidor corresponde à diferença entre o montante que o consumidor estaria disposto a pagar por determinada quantidade de um bem e o montante que efetivamente paga. Esta situação ocorre porque o consumidor consome até ao momento em que a sua utilidade marginal iguala o preço de mercado. Desta forma, todas as unidades consumidas exceto a última apresentam utilidades marginais superiores ao preço.
4. Quais fatores determinam se a elasticidade-preço da demanda de um bem será alta ou baixa?
O valor numérico da elasticidade preço da demanda é formado pela disponibilidade dos bens

Relacionados