asdfsad

423 palavras 2 páginas
O Liberalismo é um sistema político-econômico fundado na defesa da liberdade individual, nos âmbitos econômicos, políticos, religiosos e intelectuais, contra as influências e atitudes impostas do poder estatal.
A idéia central do liberalismo era limitar o poder do estado. O liberalismo nasceu em oposição à democracia, uma alternativa. A crítica central do liberalismo a democracia era de que o governo democrático não tem nenhuma limitação de poder.
Ainda que diversas culturas e épocas manifestam princípios de ideias liberais, o liberalismo definitivamente ganhou expressão moderna com os escritos John Locke (1632 - 1704) e Adam Smith (1723-1790). Seus principais conceitos abrangem individualismo metodológico e jurídico, liberdade de pensamento, liberdade religiosa, direitos fundamentais, estado de direito, governo limitado, ordem espontânea, propriedade privada, e livre mercado.
O Liberalismo assegura ao indivíduo o que lhe é garantido pela corrente do Direito Natural (ou jusnaturalismo), trazendo à esfera estatal o direito à liberdade de pensamento, de expressão e de religião, dentre vários outros direitos fundamentais que são inerentes ao indivíduo. O Direito Natural legitima a idéia do contrato social.
O individualismo metodológico mostra que os indivíduos formam uma unidade básica de compreensão, juízo e ação na realidade. O individualismo jurídico significa que as relações de direitos e deveres têm como referência as pessoas humanas. Coletividades não podem possuir direitos ou deveres a não ser pela coincidência desses com os indivíduos que a compõem.
A Democracia, no entanto, é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.
Democracia Liberal: Juntando os aspectos da democracia e do liberalismo criaram um novo formato de governo.

Relacionados