asdfghjklfghjk

2632 palavras 11 páginas
Profª Eleonora – Slide de aula

Cinética Enzimática

Profª Eleonora – Slide de aula

Cinética das Reações Bioquímicas
As células vivas dos organismos heterotróficos e dos organismos autotróficos (na ausência de luz) obtêm a energia de que necessitam a partir da oxidação dos poliosídios de reserva a
CO2 e água.
Esse conjunto de reações, assim como, as reações de síntese das macromoléculas, só é as enzimas. possível devido à intervenção dos catalisadores bioquímicos enzimas Todas as enzimas são proteínas globulares e catalisadores eficientes.

Catalisadores
Energia de ativação necessária para iniciar um processo químico pode ser fornecida pela elevação da temperatura que aumente a agitação molecular.
Em Bioquímica, a temperatura dos sistemas não pode ultrapassar os valores compatíveis com a vida dos organismos (aquecimento ⇒ desnaturação das proteínas). Catalisadores bioquímicos ⇒ função de baixar a energia de ativação necessária à reação e permitir que a reação ocorra em velocidade muito mais elevada.

Profª Eleonora – Slide de aula

Centro ativo ou sítio ativo
É constituído pelo conjunto de aminoácidos que entram em contato com o substrato.
Compreende o local de fixação: que se combina com o substrato por ligações fracas; e o centro catalítico: que atua sobre o substrato levando-o a sofrer a reação química. A conformação do local e fixação se modifica em conseqüência da ligação ao substrato ⇒ substrato induz a alteração da conformação.
Nas enzimas que atuam através de um cofator (metal; grupo prostético ou coenzima), essa estrutura se encontra ligada na vizinhança do centro catalítico.

Profª Eleonora – Slide de aula

Velocidade da Reação enzimática
A velocidade de uma reação enzimática é, em geral, obtida pela medida da quantidade de produto (ou produtos) formado (s) por unidade de tempo.

S + E

P + E

S = substrato; E = enzima; P = produto

A determinação experimental da velocidade da reação é feita recolhendo

Relacionados